X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0
Leia este artigo em:

Descobertas macroscópicas e microscópicas associados à NNPDS

Com base nas descobertas para a definição de caso de NNPDS sugere-se: diarreia não hemorrágica durante a primeira semana de vida, sem detecção de agentes patogénicos infecciosos conhecidos, caracterizada por estômagos cheios de leite e intestinos flácidos na necropsia.

27 Novembro 2013
X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0

Desde 2008 parece que apareceu um novo sindroma diarreico neonatal que não responde aos antibióticos e às práticas comuns de maneio desta doença, conhecido pelas siglas NNPDS (New Neonatal Porcine Diarrhoea syndrome). As análises laboratoriais de rotina não detectaram nenhum agente patogénico relacionado com este sindroma. O objectivo principal deste estudo foi avaliar se os agentes patogénicos entéricos conhecidos poderiam estar associados a estes surtos de diarreia neonatal, bem como avaliar as descobertas macroscópicas e microscópicas associadas a estes surtos e, se fosse possível, propor uma definição preliminar de caso para o NNPDS.

Para isso foram seleccionadas quatro explorações com um bom maneio mas com presença de diarreia neonatal sem uma conclusão laboratorial estabelecida e suspeitas de estarem afectadas pela NNPDS. Destas explorações, foram necropsiados um total de 51 leitões com diarreia e 50 leitões sem diarreia, de entre três a sete dias de vida e foram submetidos a exame histológico e microbiológico.

As fezes não eram hemorrágicas e nem E. coli enterotoxigénica nem Clostridium perfringens tipo A ou C , Clostridium difficile, rotavirus, coronavirus, Cryptosporidium, Giardia spp, Cystoisospora suis e Strongyloides ransomi foram associados às diarreias nos surtos investigados. Macroscopicamente, os leitões diarreicos caracterizaram-se por estômagos cheios e intestinos flácidos e sem alterações na mucosa. As lesões histológicas predominantes foram atrofia das vilosidades no jejuno e no íleo. Num terço dos leitões afectados observaram-se lesões epiteliais no cólon.

Os resultados do estudo apoiam a hipótese da presença de uma nova diarreia neonatal suína nas explorações investigadas já que nenhum agente patogénico conhecido ou factores de maneio podem explicar os surtos diarreicos. Com base nas descobertas ocorridas nas 4 explorações para a definição de caso de NNPDS sugere-se: diarreia não hemorrágica durante a primeira semana de vida, sem detecção de agentes patogénicos infecciosos conhecidos, caracterizada por estômagos cheios de leite e intestinos flácidos na necropsia.

Hanne Kongsted, Beata Jonach, Svend Haugegaard, Øystein Angen, Sven E Jorsal, Branko Kokotovic, Lars E Larsen, Tim K Jensen and Jens P Nielsen. Microbiological, pathological and histological findings in four Danish pig herds affected by a new neonatal diarrhoea syndrome. BMC Veterinary Research 2013, 9:206 doi:10.1186/1746-6148-9-206.

Comentários ao artigo

Este espaço não é uma zona de consultas aos autores dos artigos mas sim um local de discussão aberto a todos os utilizadores de 3tres3
Insere um novo comentário

Para fazeres comentários tens que ser utilizador registado da 3tres3 e fazer login

Não estás inscrito na lista Última hora

Um boletim periódico de notícias sobre o mundo suinícola

faz login e inscreve-te na lista

Não estás inscrito na lista A web em 3 minutos

Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.pt

faz login e inscreve-te na lista