Leia este artigo em:

Controlar os dados produtivos nas explorações cria para detectar surtos de PRRSV

Este estudo avaliou a aplicação da média móvel ponderada exponencialmente (EWMA) nos dados de produção seleccionados para complementar os programas de vigilância do PRRS.

3ª feira 10 Julho 2018 (há 2 meses 9 dias)
gosto

O PRRSv causa um impacto económico substancial devido a perdas significativas na produtividade. Portanto, medir as mudanças na produtividade antes e depois da infecção por PRRS permite quantificar a produção e o impacto económico dos surtoe.

Este estudo avaliou a aplicação da media móvel ponderada exponencialmente (EWMA) nos dados de produção seleccionados (número de abortos, taxa de mortalidade pré-desmame e perdas pré-natais) para complementar os programas de vigilância do PRRS através da detecção de desvios significativos na produtividade num sistema de produção de 55.000 porcas em 14 explorações de cria de leitões no Minnesota, Estados Unidos.

Os dados semanais do programa de controlo de diagnóstico (disponível através do Projecto de controlo de saúde suína de Morrison; MSHMP) implementados nas mesmas explorações, foram usados como referência para o estado do PRRS. O tempo de detecção, a percentagem de detecção precoce dos desvios de produtividade associados ao PRRSv e a sensibilidade e especificidade relativas do sistema de controlo de dados produtivos forma determinados em relação ao MSHMP.

Os desvios no tempo de detecção da produtividade associada aos surtos de PRRS utilizando o método EWMA foram de -4 a -1 semanas (intervalo interquartílico) para o número de abortos, 0-0 para a mortalidade pré-desmame e -1 a 3 semanas para as perdas pré-natais comparadas com a data em que se informou na base de dados MSHMP. Em geral, os modelos tiveram uma alta sensibilidade relativa (intervalo 85,7-100%) e especificidade (intervalo 98,5% -99,6%) quando foram comparados com as mudanças no estado do PRRS reportados na base de dados MSHMP.

Em resumo, o uso do acompanhamento sistemático de dados mostrou uma alta concordância em comparação com os surtos informados pelo MSHMP indicando que o pessoal das explorações e a sobrevivência veterinária foram eficientes para detectar o PRRSv, mas podem ser mais eficientes se vigiada a frequência dos abortos mais de perto. A vigilância sistemática dos indicadores de produção utilizando EWMA oferece a oportunidade de standartizar e semi-automatizar a detecção dos desvios na produtividade associada à infecção por PRRS, oferecendo a oportunidade de detectar surtos precoces e/ou quantificar as perdas de produção atribuídas à infecção por PRRS.

Silva GS, Schwartz M, Morrison RB, Linhares DCL; Monitoring breeding herd production data to detect PRRSV outbreaks; Prev Vet Med. 2017 Dec 1;148:89-93. doi: 10.1016/j.prevetmed.2017.10.012.

Artigos relacionados

Comentários ao artigo

Este espaço não é uma zona de consultas aos autores dos artigos mas sim um local de discussão aberto a todos os utilizadores de 3tres3
Insere um novo comentário

Para fazeres comentários tens que ser utilizador registado da 3tres3 e fazer login

Ainda não és utilizador registado de 333?regista-tee acede a preços dos porcos, pesquisador, ...
É gratuito e rápido
Já estás registado na 333?LOGINSe esqueceste a tua password nós enviamos novamente aqui

tags