Leia este artigo em:

Caracterização da carga viral, viabilidade e persistência de IAV no ar e superfícies

A transmissão indirecta do vírus da Gripe A (IAV) em suínos está pouco estudada e falta informação sobre os níveis de exposição ambiental de porcos e humanos nas explorações durante os surtos de IAV.

6ª feira 19 Fevereiro 2016 (há 3 anos 5 meses 30 dias)
gosto

A transmissão indirecta do vírus da Gripe A (IAV) em suínos está pouco estudada e falta informação sobre os níveis de exposição ambiental de porcos e humanos nas explorações durante os surtos de IAV.

Foi caracterizada a carga viral, a viabilidade e a persistência do IAV no ar e superfícies de explorações suínas durante os surtos.

Foi detectado IAV em porcos, ar e superfícies em cinco surtos confirmados. Mediante RT-PCR foram detectadas como positivas 48% (47/98) das amostras de fluídos orais, 38 % (32/84) nos muros de separação entre currais e 43 % (35/82) das amostras de ar interior. Foi isolado IAV do ar e dos fluídos orais, detectando uma mistura de sub-tipos (H1N1, H1N2 e H3N2). A detecção do ARN de IAV no ar foi sustida durante os surtos, com níveis máximos estimados entre os 7 e 11 dias a partir do início do surto.

Os resultados indicam que durante os surtos de IAV em porcos, os aerossóis e as superfícies dos currais contém níveis significativos de IAV representando um risco de exposição potencial tanto para humanos como para porcos.

Victor Neira, Peter Rabinowitz, Aaron Rendahl, Blanca Paccha, Shawn G. Gibbs, Montserrat Torremorell. Characterization of Viral Load, Viability and Persistence of Influenza A Virus in Air and on Surfaces of Swine Production Facilities. Published: January 12, 2016. DOI: 10.1371/journal.pone.0146616

Comentários ao artigo

Este espaço não é uma zona de consultas aos autores dos artigos mas sim um local de discussão aberto a todos os utilizadores de 3tres3
Insere um novo comentário

Para fazeres comentários tens que ser utilizador registado da 3tres3 e fazer login

Ainda não és utilizador registado de 333?regista-tee acede a preços dos porcos, pesquisador, ...
É gratuito e rápido
Já estás registado na 333?LOGINSe esqueceste a tua password nós enviamos novamente aqui

tags