X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0
Leia este artigo em:

Análise espacial e características da produção suína na Tailândia

Este estudo teve como objectivos principais descrever as principais tendências e os padrões geográficos dos sistemas de produção suína na Tailândia em relação ao tipo de animais, de explorações e de sistema produtivo com base num censo de 2010.

25 Janeiro 2017
X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0

Antecedentes

Na Tailândia, a produção suína intensificou-se significativamente durante a última década, levando a muitas implicações económicas, epidemiológicas e ambientais. Este estudo teve como objectivos principais descrever as principais tendências e os padrões geográficos dos sistemas de produção suína na Tailândia em relação ao tipo de animais (raças nativas, reprodutores e de engorda), de explorações (pequenos e grandes) e de sistema produtivo (ciclo fechado, baterias e engorda) com base num censo muito detalhado realizado em 2010, assim como estudar a associação espacial estatística entre estes diferentes tipos de distribuição da produção suína e um conjunto de variáveis espaciais que descrevem o acesso à ração e aos mercados.

Resultados



Nas últimas décadas, a população de porcos aumentou de forma gradual, com um número cada vez maior de porcos por proprietário, o que sugere uma intensificação continua do sector. Segundo o estudo, os diferentes sistemas de produção mostram distribuições geográficas muito contrastantes. A distribuição espacial das explorações suínas de grande tamanho corresponde à das raças comerciais de porcos e, segundo indicou a análise espacial realizada com modelos de distribuição aleatória Random Forest, estas concentravam-se nas zonas urbanas ou peri-urbanas das planícies, perto dos meios de transporte, facilitando assim o acesso a mercados importantes como as capitais provinciais e a região metropolitana de Bangkok. Inversamente, os pequenos produtores distribuem-se por todo o país, com maiores densidades nas zonas montanhosas, remotas e rurais, onde abastecem os mercados locais.

Conclusões



A distribuição muito contrastante dos diferentes sistemas de produção de porcos apresenta oportunidades para a futura regionalização da produção suína. Mais concretamente, a análise geográfica detalhada dos diferentes sistemas de produção será utilizada para fornecer informação espacial de ajuda na tomada de decisões para a planificação da cria suína, tendo em conta as implicações sanitárias, meio-ambientais e económicas dos diferentes sistemas de produção.

Weerapong Thanapongtharm, Catherine Linard, Pornpiroon Chinson, Suwicha Kasemsuwan, Marjolein Visser, Andrea E. Gaughan, Michael Epprech, Timothy P. Robinson and Marius Gilbert. Spatial analysis and characteristics of pig farming in Thailand. BMC Veterinary Research. DOI: 10.1186/s12917-016-0849-7

Comentários ao artigo

Este espaço não é uma zona de consultas aos autores dos artigos mas sim um local de discussão aberto a todos os utilizadores de 3tres3
Insere um novo comentário

Para fazeres comentários tens que ser utilizador registado da 3tres3 e fazer login

Não estás inscrito na lista A web em 3 minutos

Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.pt

faz login e inscreve-te na lista

Não estás inscrito na lista A web em 3 minutos

Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.pt

faz login e inscreve-te na lista