Leia este artigo em:

Avaliação patológica de lesões em unhas de porcas

A laminite nas porcas pode acontecer frequentemente, produzindo unhas de baixa qualidade.

4ª feira 23 Agosto 2017 (há 2 meses 27 dias)

Os objectivos do presente estudo foram caracterizar as lesões macroscópicas das unhas das porcas eliminadas, descrever as características histológicas observadas no corium laminar e estudar as associações à gravidade das lesões, assim como comparar as características morfométricas dos túbulos córneos entre as unhas segundo a gravidade da lesão.

Foram examinadas as lesões de uma das patas dianteiras e da pata traseira oposta de 74 fêmeas eliminadas de uma exploração situada na Grécia. De cada unha examinou-se, histologicamente, uma amostra de tecido da derme e epiderme em busca de alterações que sugerissem laminites. Foram examinados, morfometricamente, cortes laterais de unha da pata traseira de 48 fêmeas para avaliar a densidade e tamanho dos túbulos córneos.

As lesões mais frequentes foam localizadas no calcanhar, parede e linha branca, com 146 (49,3%), 94 (31,8%), e 81 (27,4%) unhas afectadas, respectivamente, entre as 296 examinadas. A hiperplasia laminar foi a característica registada com maior frequência na epiderme de 87 de 296 unhas (29,4%) em 51 das 74 fêmeas examinadas (68,9%). A pontuação total da lesão na unha foi maior quando foi registada hiperplasia laminar que quando não se registou alteração histológica. A densidade dos túbulos córneos foi menor e o tamanho foi maior entre os animais com lesões severas de parede, comparado com os sem lesões na parede.

Segundo os resultados obtidos, as alterações histológicas observadas na derme e epiderme das unhas das porcas foi descrita também em casos de laminite bovina e equina. A laminite nas porcas pode acontecer frequentemente, produzindo unhas de baixa qualidade.

Varagka N, Lisgara M, Skampardonis V, et al. Pathological evaluation of claw lesions in culled sows from a Greek herd. J Swine Health Prod. 2016;24(2):72–80.

Comentários ao artigo

Este espaço não é uma zona de consultas aos autores dos artigos mas sim um local de discussão aberto a todos os utilizadores de 3tres3

Para fazeres comentários tens que ser utilizador registado da 3tres3 e fazer login

Ainda não és utilizador registado de 333?regista-tee acede a preços dos porcos, pesquisador, ...
É gratuito e rápido
Já estás registado na 333?LOGINSe esqueceste a tua password nós enviamos novamente aqui

tags