Leia este artigo em:

Associação entre a presença de IAV e PRRSV em explorações de mães com a mortalidade pós-desmame

Os resultados sugerem que a infecção com IAV ou PRRSV no período pré-desmame associa-se a um aumento da mortalidade pós-desame.

3ª feira 11 Agosto 2015 (há 4 anos 10 dias)
gosto

Avaliou-se a associação entre a infecção pelo vírus da Gripe Suína A (IAV) e a infecção pelo PRRSV ao desmame na mortalidade pós-desmame observada em explorações de recria-acabamento com o objectivo de quantificar melhor o impacto da sua presença nas explorações de produção. A presença do IAV e do PRRSV foi avaliada mediante RRT-PCR em amostras de fluidos orais de leitões lactantes de nove explorações. Analisaram-se também os dados produtivos de um total de 177 lotes de porcos em crescimento desmamados uma semana antes/depois das análises de IAV e PRRSV para medir a associação entre os resultados das análises de IAV e/ou PRRSV e a mortalidade registada para um determinado lote. O modelo utilizado representou possíveis factores de confusão como o fluxo, a data de desmame, o número de dias alimentados com ração e o tamanho do lote.

Detectou-se uma associação estatisticamente importante entre o IAV (razão de incidência (IR) = 1,18, 95% intervalo de probabilidade posterior de 1,15 a 1,21) e o PRRSV (IR = 1,41, 95% PPI 1,30-1,52) com a mortalidade pós-desmame, com associações para a estação do ano e para o número de dias em que os animais forem alimentados com ração.

Os resultados sugerem que a infecção com IAV ou PRRSV no período pré-desmame se associa a um aumento da mortalidade pós-desmame. Esta associação deve ser tida em conta ao medir o impacto do IAV e do PRRSV nas explorações de mães.

Alvarez J, Sarradell J, Kerkaert B, Bandyopadhyay D, Torremorell M, Morrison R, Perez A; Association of the Presence of Influenza A Virus and Porcine Reproductive and Respiratory Syndrome Virus in Sow Farms with Post-Weaning Mortality; Prev Vet Med. 2015 Jul 17. pii: S0167-5877(15)00235-4. doi: 10.1016/j.prevetmed.2015.07.003. [Epub ahead of print]

Comentários ao artigo

Este espaço não é uma zona de consultas aos autores dos artigos mas sim um local de discussão aberto a todos os utilizadores de 3tres3
Insere um novo comentário

Para fazeres comentários tens que ser utilizador registado da 3tres3 e fazer login

Ainda não és utilizador registado de 333?regista-tee acede a preços dos porcos, pesquisador, ...
É gratuito e rápido
Já estás registado na 333?LOGINSe esqueceste a tua password nós enviamos novamente aqui

tags