TwitterLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0
Leia este artigo em:

EUA: USDA informa de surtos do novo coronavirus entérico suíno à OIE

O relatório inclui 17 casos causados por coronavirus suínos emergentes, incluidos o vírus da diarreia epidémica suína e o delta coronavirus suíno.

24 Abril 2014
TwitterLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0

Em 21 de Abril, o Dr. John Clifford, APHIS, enviou informação de cerca de 17 casos da nova doença coronavírus entérico suíno (SECOV) à OIE.

map

De acordo com a OIE, a SECOV é uma doença suína emergente causada por coronavírus de suínos, incluindo o vírus da diarreia suína epidemia (DES) e delta coronavírus suíno (PDCoV). O SECOV afecta os porcos e causa diarreia, vómitos e mortalidade de 50-100% dos leitões infectados. A gravidade do quadro clínico das infecções em suínos em crescimento SECOV pode ser variável e pode não ser facilmente diferenciado de muitas outras causas de diarreia. Porcos mais velhos podem ser infectados, mas a mortalidade é baixa. Clinicamente, o SECOV não pode ser distinguido da gastroenterite transmissível, outra doença causada por um coronavírus que é endémica nos Estados Unidos.

Cronologia do evento por SECoV:

  • Maio 2013: Laboratório Nacional de Serviços Veterinários (NVSL), Serviço de Inspeção de Sanidade Animal e Vegetal (APHIS) do Ministério da Agricultura dos Estados Unidos (USDA), em estreita colaboração com o Laboratório de Diagnóstico Veterinário da Universidade Estadual Iowa (ISU-VDL) confirmou a presença do vírus DES nos Estados Unidos.
    • O ISU-VDL notificou sobre os casos de DES através do sítio web da Associação Americana de Veterinários Especialistas em Suíno (AASV), www.aasv.org
    • Em testes de laboratório retrospectivos foi detectada a existência de casos positivos de DES a partir de Abril de 2013.
  • Junho de 2013: a rede laboratórios nacionais de saúde animal (NAHLN) USDA começou a assumir a notificação de casos de SECOV.
  • Novembro de 2013: Estados Unidos enviaram a informação OIE relacionadas com a situação do vírus DES afectando rebanhos suínos.
  • Março de 2014: confirmação da presença do coronavírus delta porcino (PDCoV); o NAHLN a notificar de casos de PDCoV.
  • 2013 - 2014 (em curso): colaboração do APHIS do USDA com as partes interessadas:
    • Desenvolvimento de uma definição de caso de DES assim como de protocolos para os testes de laboratório;
    • Sequenciação do vírus da DES e depósito na GenBank;
    • Depósito de amostras emparelhadas para uso em futuro desenvolvimento de testes diagnóstico;
    • Avaliação dos testes de diagnóstico e das sequências em curso;
    • Estudos epidemiológicos terminados e em curso;
    • Desenvolvimento de um programa de gestão e monitorização para as doenças provocadas pelo novo coronavirus entérico suíno.
  • A partir de 16 de Abril de 2014: desde a sua confirmação nos Estados Unidos, foi informado de registos de laboratório positivos em PCR para SECoV em 29 Estados. Este relatório apenas inclui as amostras biológicas enviadas de modo voluntário. Não inclui testes realizados em laboratórios privados, no NVSL ou para fins de investigação.

Segunda-feira, 21 de Abril - OIE
http://www.oie.int

Comentários ao artigo

Este espaço não é uma zona de consultas aos autores dos artigos mas sim um local de discussão aberto a todos os utilizadores de 3tres3
Insere um novo comentário

Para fazeres comentários tens que ser utilizador registado da 3tres3 e fazer login

Última hora

Um boletim periódico de notícias sobre o mundo suinícola

Não estás inscrito na lista

faz login e inscreve-te na lista