X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0
Leia este artigo em:

União Europeia: a diminuição de abate de porcos pode ser mais pronunciada durante a segunda metade de 2013

Uma vez completada a adaptação do sector suíno à nova normativa de bem-estar espera-se que pare a diminuição do número de porcas e aumente o abate de porcos.

10 Outubro 2013
X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0

O último relatório sobre previsões agrícolas e pecuárias a curto prazo publicado pela União Europeia mostra como a diminuição na produção de carne de vaca e porco é parcialmente compensada por um aumento da produção de carne de aves. Pelo contrário, para o próximo ano de 2014 espera-se um panorama diferente, com uma recuperação da produção da carne de porco e vaca devido à melhoria nas margens dos produtores. Além disso, uma vez completada a adaptação do sector suíno à nova normativa de bem-estar espera-se que pare a diminuição do número de porcas e aumente o abate de porcos.

De acordo com o inquérito da pecuária suína, realizada em Maio-Junho deste ano, com dados disponíveis para 13 países que representam 90 % do total da população suína da UE, o número de porcos foi reduzido em 1,3 % relativamente ao ano passado, com diminuições nos principais países produtores: Alemanha (-1,6 %), Espanha (-2,9%), Dinamarca (-1,2%), França (-0,6%) e Itália (-6,6%), enquanto que o censo suíno dos Países Baixos manteve-se estável. O número de porcas reprodutoras continua a diminuir em comparação com os dados de Maio -Junho de 2012 ( -2,4%), sobretudo na Alemanha ( -5,4%) e Espanha ( -6,5%). Isto indica que a adaptação dos produtores pecuários à nova normativa sobre bem-estar das porcas gestantes ainda está em curso e que implicará um menor número de porcos de engorda em 2013, pelo segundo ano consecutivo.

Em relação aos abates, durante os primeiros seis meses de 2013, o número de porcos abatidos foi 1,1 % menor que o ano passado, mas graças a um aumento no peso médio da carcaça, a produção só diminuiu 0,6 %. As estimativas actuais indicam que, apesar da actual melhoria das margens resultantes da redução de preços das rações e os altos preços da carne de porco, a diminuição dos abates, em comparação com o ano passado, tavez possa ser mais pronunciada na segunda parte de 2013. Isto pode conduzir a uma diminuição da produção global em 1,2 % este ano com uma queda mais forte da UE- N13. Em 2014 a produção de carne de porco deverá começar a recuperar.

Outubro de 2013/ Short-term outlook for arable crop, meat and dairy markets/ União Europeia.
http://ec.europa.eu/agriculture/markets-and-prices

Comentários ao artigo

Este espaço não é uma zona de consultas aos autores dos artigos mas sim um local de discussão aberto a todos os utilizadores de 3tres3
Insere um novo comentário

Para fazeres comentários tens que ser utilizador registado da 3tres3 e fazer login

Não estás inscrito na lista A web em 3 minutos

Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.pt

faz login e inscreve-te na lista