TwitterLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0
Leia este artigo em:

UE-Perspectivas agrícolas a curto prazo: prevê-se uma diminuição da produção de carne de porco

Espera-se que a produção de carne de porco da UE diminua 2% em 2013.

14 Março 2013
TwitterLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0

A Comissão acabou de publicar as perspectivas a curto prazo para os mercados de culturas herbáceas, carne e produtos lácteos na UE. Segundo as previsões, espera-se que a produção de carne de porco da UE diminua 2% em 2013. O censo de reprodutores continua a diminuir (-3,2% em Dezembro de 2012 após a queda de -3,6% em Dezembro de 2011). Segundo as notificações recebidas dos Estados Membros na Comissão Europeia, por volta de 80% das porcas encontram-se alojadas cumprindo os requisitos de bem-estar animal. Após dois anos consecutivos de diminuição da produção suína, espera-se uma ligeira recuperação em 2014 (0,9%), devido ao aumento da produtividade e uma diminuição dos custos de alimentação.

Após a queda da produção, prevê-se que as exportações de carne de porco diminuam em torno de 14% em 2013 e tenham uma ligeira recuperação em 2014. A diminuição da oferta em 2013 dará lugar a uma diminuição no consumo total de -0,8%, mas uma vez recuperada a produção em 2014, o consumo pode seguir o mesmo caminho. O consumo per capita prevê-se por volta de 40 kg.

Ao longo de 2012, as margens dos produtores têm sido muito apertadas devido aos elevados custos das rações e esta situação pode persistir até à colheita de 2013. Em Janeiro de 2013, o preço da carne de porco foi situou-se nos 170 € / 100 kg (13% em comparação com a média de 5 anos).

Por outro lado, o aumento das sementeiras de outono pode ajudar a aliviar a rigidez do mercado e as condições climáticas continuam a ser favoráveis, criando expectativas de um ligeiro alívio na campanha de comercialização 2013/14. Estes acontecimentos produzem-se no contexto de uma produção de 2012/13 de cereais utilizável de 272 milhões de toneladas (-4,7% em relação ao ano anterior), que ajustou os balanços de cereais da UE. Os custos de alimentação continuarão a ser o principal factor que afecta o mercado da carne, apesar que o elevado nível actual podería melhorar com uma maior colheita.

Segunda-feira, 11 de Março de 2013/ Comissão Europeia/ União Europeia.
http://ec.europa.eu/agriculture

Comentários ao artigo

Este espaço não é uma zona de consultas aos autores dos artigos mas sim um local de discussão aberto a todos os utilizadores de 3tres3
Insere um novo comentário

Para fazeres comentários tens que ser utilizador registado da 3tres3 e fazer login

Última hora

Um boletim periódico de notícias sobre o mundo suinícola

Não estás inscrito na lista

faz login e inscreve-te na lista