Leia este artigo em:

UE: Novo relatório sobre a aplicação da Directiva dos nitratos

Com esta Directiva, a UE tem como objectivo proteger a qualidade da água em toda a Europa, evitando a contaminação por nitratos provenientes de fontes agrícolas e promovendo o uso de boas práticas agrícolas.

5ª feira 10 Maio 2018 (há 6 meses 4 dias)
gosto

O relatório mostra que a Directiva sobre Nitratos teve êxito na redução da contaminação das águas superficiais e subterrâneas nas últimas duas décadas. Contudo, o relatório assinala algumas disparidades entre Estados Membros, o que exige novos esforços para que as águas da União Europeia se encontrem em bom estado.

Graças à Directiva de Nitratos da UE, as concentrações de nitratos diminuíram tanto em águas superficiais como subterrâneas. A eutrofização - o crescimento excessivo de algas que afecta negativamente a vida nos rios e mares - também diminuiu, enquanto que as práticas agrícolas sustentáveis em relação à gestão de nutrientes se generalizaram. Apesar de esta tendência geral positiva, a contaminação por nitratos e a eutrofização continuam a provocar problemas em muitos Estados Membros.

As pressões agrícolas sobre a qualidade da água continuam a aumentar nalgumas áreas já que algumas práticas agrícolas dependem, em grande medida, dos fertilizantes, causando a deterioração da qualidade da água local.

Vários Estados Membros e regiões ainda têm uma elevada percentagem de águas contaminadas com nitratos e eutróficas. Segundo os dados apresentados, a maior percentagem de lençóis freáticos contaminados encontram-se em Malta, na Alemanha e em Espanha. Relativamente à água doce, a percentagem mais elevada encontra-se em Malta, na Bélgica e no Reino Unido.

Em geral, a qualidade dos programas de acção nacionais melhoraram, com medidas mais restritivas e metodologias melhoradas para atingir a fertilização equilibrada e a gestão sustentável dos efluentes. Alguns Estados Membros estão a desenvolver tecnologias inovadoras de processamento de estercos. Contudo, persistem desafios, como a forma de ter devidamente em conta todos os aportes de nutrientes de diferentes fontes e como prevenir as perdas de nutrientes para a água e para o ar através do maneio efectivo do dejectos.

pdfNitrates_Directive_Implementation_Report

Sexta-Feira, 4 de Maio de 2018/ CE/ União Europeia.
http://europa.eu/rapid

Comentários ao artigo

Este espaço não é uma zona de consultas aos autores dos artigos mas sim um local de discussão aberto a todos os utilizadores de 3tres3
Insere um novo comentário

Para fazeres comentários tens que ser utilizador registado da 3tres3 e fazer login

Ainda não és utilizador registado de 333?regista-tee acede a preços dos porcos, pesquisador, ...
É gratuito e rápido
Já estás registado na 333?LOGINSe esqueceste a tua password nós enviamos novamente aqui

tags

Última hora

Um boletim periódico de notícias sobre o mundo suinícola

Não estás inscrito na lista

09-Nov-201802-Nov-201826-Out-201819-Out-2018

faz login e inscreve-te na lista

Ainda não és utilizador registado de 333?regista-tee acede a preços dos porcos, pesquisador, ...
É gratuito e rápido
Já estás registado na 333?LOGINSe esqueceste a tua password nós enviamos novamente aqui