X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0
Leia este artigo em:

UE: envelhecimento dos agricultores e produtores pecuários europeus como desafio nas zonas rurais

Foi realizada uma avaliação para verificar a eficácia e relevância das medidas políticas dos dois pilares da PAC implementadas entre 2014 e 2020.

21 Abril 2021
X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0

Em 2016, na UE, para cada agricultor com menos de 40 anos, havia três com mais de 65 anos. O envelhecimento dos agricultores e produtores pecuários europeus é um dos maiores desafios que as áreas rurais enfrentam. O impacto da política agrícola comum (PAC) na mudança geracional é maioritariamente positivo, mas permanece limitado, especialmente em regiões que carecem de infraestrutura e serviços básicos.

Foi realizada uma avaliação para verificar a eficácia e relevância das medidas políticas dos dois pilares da PAC implementadas entre 2014 e 2020. As medidas analisadas na avaliação são as mais relevantes para a renovação geracional: ajuda directa a jovens agricultores e produtores pecuários, ajudas ao investimento e à criação de empresas.

Concluiu-se que as medidas da PAC para a renovação das gerações:

  • têm um impacto positivo no aumento do número de jovens agricultores, embora de forma limitada;
  • melhoram o rendimento da exploração, a resiliência e a transferência segura de explorações da geração mais velha para a geração mais jovem;
  • tendem a aumentar a sustentabilidade socioeconómica das explorações depois que os jovens agricultores e produtores pecuários estabelecem os seus negócios, mas não contribuem para a sucessão das explorações;
  • não são adequados para transferências de explorações não familiares;
  • ajudam os novos agricultores e produtores pecuários com os custos gerais de instalação da exploração e investimento nos primeiros anos, sendo, por si só, insuficientes para enfrentar as principais barreiras à entrada na agricultura, como o acesso à terra e os problemas de capital.

Embora o nível de formação de jovens agricultores com menos de 35 anos tenha aumentado ao longo do tempo, o acesso ao conhecimento e ao aconselhamento continua insuficiente. Em 2016, apenas 43% dos jovens agricultores tinham mais do que experiência prática, em comparação com uma média de 32% de todos os agricultores e produtores pecuários da UE. A análise mostra os benefícios de oferecer mais formação profissional e aconselhamento como condição para ter acesso a bolsas de capital, bolsas de abertura de empresas e / ou apoio directo a jovens agricultores e produtores pecuários.

Estas foram algumas das constactações chave da avaliação publicada pela Comissão Europeia (‘Evaluation on the impact of the CAP on generational renewal, local development, and jobs in rural areas’).

8 de Abril 2021/ Comissão Europeia/ União Europeia.
https://ec.europa.eu/

Comentários ao artigo

Este espaço não é uma zona de consultas aos autores dos artigos mas sim um local de discussão aberto a todos os utilizadores de 3tres3
Insere um novo comentário

Para fazeres comentários tens que ser utilizador registado da 3tres3 e fazer login

Não estás inscrito na lista Última hora

Um boletim periódico de notícias sobre o mundo suinícola

faz login e inscreve-te na lista

Artigos relacionados