Leia este artigo em:

Situação da PSC no Japão

Após a notificação de PSC em porcos domésticos de exploração comercial as autoridades informaram a OIE sobre 19 novos casos todos eles em javalis.

5ª feira 11 Outubro 2018 (há 12 dias)
gosto

Após a notificação imediata da presença de Peste Suína Clássica (PSC) no Japão, no início de Setembro, em porcos domésticos de exploração comercial, as autoridades informaram a OIE sobre novos casos, todos afectando javalis. Segundo os relatos publicados pela OIE, os casos em javalis chegam a 19.

Em relação ao primeiro foco doméstico, a 10 de Setembro, todos os porcos da exploração foram abatidos e os corpos foram eliminados. A 11 de Setembro, a desinfecção de materiais e ferramentas contaminados, bem como da exploração, foi concluída. Foram identificadas 13 explorações onde foi realizada vigilância intensiva, exames clínicos, ELISA e PCR, todos os resultados foram negativos para PSC.

A 13 de Setembro, foi encontrado um javali morto num raio de 3 a 10 km da exploração afectada (área restrita para movimentos de animais) e a 14 de Setembro foi confirmada PSC.

A 12 de Setembro de 2018, foi criada uma equipa de pesquisa epidemiológica à qual se juntou, após a detecção da doença num javali, um especialista em vida selvagem. O Instituto Nacional de Saúde Animal (NIAH) publicou o resultado da análise genética do vírus da PSC e considerou que era provável que o vírus tivesse sido introduzido do exterior.

Por outro lado, as restrições impostas a movimentos dentro de um raio de 3 km da exploração afectada já foram levantadas, uma vez que se passaram 28 dias após a implementação completa das medidas de controlo na exploração afectada.

Até agora, foram analisados 130 javalis no departamento de Gifu e foram encontrados 19 positivos e o resto (111) negativos. Nos outros departamentos, foram analisados 68 javalis e todos deram negativos.

Outubro de 2018/ OIE.
http://www.oie.int

Artigos relacionados

Comentários ao artigo

Este espaço não é uma zona de consultas aos autores dos artigos mas sim um local de discussão aberto a todos os utilizadores de 3tres3
Insere um novo comentário

Para fazeres comentários tens que ser utilizador registado da 3tres3 e fazer login

Ainda não és utilizador registado de 333?regista-tee acede a preços dos porcos, pesquisador, ...
É gratuito e rápido
Já estás registado na 333?LOGINSe esqueceste a tua password nós enviamos novamente aqui

tags

Última hora

Um boletim periódico de notícias sobre o mundo suinícola

Não estás inscrito na lista

19-Out-201812-Out-201804-Out-201828-Set-2018

faz login e inscreve-te na lista

Ainda não és utilizador registado de 333?regista-tee acede a preços dos porcos, pesquisador, ...
É gratuito e rápido
Já estás registado na 333?LOGINSe esqueceste a tua password nós enviamos novamente aqui