Leia este artigo em:

Simulacro de PSA no México

Mais de 500 pessoas irão participar no simulacro da Peste Suína Africana (PSA) no México, incluindo observadores dos Estados Unidos, Canadá e América Central.

4ª feira 24 Julho 2019 (há 26 dias)
gosto

Com a finalidade de reforçar as acções que leva a cabo a Secretaria da Agricultura e Desenvolvimento Rural (Sader) para manter o país livre da Peste Suína Africana (PSA), o Serviço Nacional de Sanidade, Inocuidade e Qualidade Agro-Alimentar (Senasica) organiza um grande simulacro de Campo, com a participação de mais de 500 pessoas.

O simulacro da PSA no México tem a finalidade de avaliar os sistemas de resposta rápida ante emergências sanitárias e que todas as pessoas envolvidas conheçam com precisão como devem agir, bem como as acções que devem fazer para controlar e erradicar rapidamente a doença do território mexicano.

O objectivo é fomentar a coordenação e troca de informação entre os actores relacionados com a emergência sanitária, bem como a valoração dos recursos humanos e materiais para melhorar a capacidade de resposta perante situações de emergência devido ao aparecimento de focos de PSA no país.

Tratam-se de oito simulacros de campo que serão levados a cabo ao mesmo tempo entre 24 e 26 de Setembro, em oito regiões produtoras de suínos, com a participação de mais de 500 pessoas, entre académicos, investigadores, técnicos e oficiais de inspecção sanitária do Senasica, pessoal do Sader, das secretarias de Desenvolvimento Agro-Pecuário dos Estados participantes, dos Comités Estatais de Fomento e Protecção Pecuária e de instâncias de segurança nacional.

Ao ecercício de simulação que ocorrerá de forma simultânea em Chiapas, Guerrero, Nuevo León, Puebla, Querétaro, San Luis Potosí, Sonora e Yucatán, também serão convidados a participar o sector produtivo, jornalistas e técnicos de Estados Unidos, Canadá e do Organismo Internacional Regional de Sanidade Agro-Pecuária (OIRSA), que participarão como observadores.

Durante o exercício se activado o centro de crise, na Unidade de Inteligência Sanitária do Senasica, sob o comando do Director em Chefe do Organismo da Sader, o Director-Geral de Saúde Animal e o Director da Comissão México-Estados Unidos para a Prevenção da Febre Aftosa e Outras Doenças Exóticas dos Animais (CPA).

Será posto em prática o Dispositivo Nacional de Emergência em Saúde Animal (Dinesa), serão revistos e melhorados os protocolos estabelecidos a nível nacional para a reposta ante focos de PSA e serão realizadas acções contra-epidémicas que devem ser aplicadas no controlo e erradicação da doença, adaptadas a diferentes cenários.

Os técnicos deverão delimitar a zona afectada, operar sistemas de busca e eliminação de cadáveres de suínos, testar os sistemas de vigilância e aplicar acções para reforçar a biossegurança das unidades de produção, bem como as restricções de mobilização de produtos e sub-produtos de suíno.

Durante o simulacro irá tentar consciencializar o sector produtivo e os médicos veterinários da importância da notificação imediata, como peça chave para que o operativo de emergência se detone de forma rápida e se consiga a erradicação da doença rapidamente.

De igual forma, irão ser testados e exercitados os mecanismos de comunicação interna, com as autoridades estatais, com o sector produtivo e com a sociedade, assim como o fomento da relação e coordenação entre todos os sectores implicados.

A PSA representa um risco importante para a produção suinícola nacional, por isso, os exercícios de simulação são necessarios para garantir uma resposta rápida, coordenada e efectiva perante a possibilidade de que apareça algum foco desta doença exótica no México.

Domingo, 21 de Julho de 2019/ SADER/ México.
https://www.gob.mx/

Comentários ao artigo

Este espaço não é uma zona de consultas aos autores dos artigos mas sim um local de discussão aberto a todos os utilizadores de 3tres3
Insere um novo comentário

Para fazeres comentários tens que ser utilizador registado da 3tres3 e fazer login

Ainda não és utilizador registado de 333?regista-tee acede a preços dos porcos, pesquisador, ...
É gratuito e rápido
Já estás registado na 333?LOGINSe esqueceste a tua password nós enviamos novamente aqui

tags

Última hora

Um boletim periódico de notícias sobre o mundo suinícola

Não estás inscrito na lista

02-Ago-201926-Jul-201919-Jul-201912-Jul-2019

faz login e inscreve-te na lista

Ainda não és utilizador registado de 333?regista-tee acede a preços dos porcos, pesquisador, ...
É gratuito e rápido
Já estás registado na 333?LOGINSe esqueceste a tua password nós enviamos novamente aqui