Leia este artigo em:

PSA: recolha de dados sobre o número de javalis na Europa

O consórcio ENETWILD centra-se na recolha de dados da quantidade e presença de javalis para a análise dos factores de risco da propagação da Peste Suína Africana.

6ª feira 11 Maio 2018 (há 5 meses 8 dias)
gosto

O Instituto de Investigação e Recursos Cinegéticos (IREC) lidera o projecto ENETWILD (www.enetwild.com) da Autoridade Europeia de Segurança Alimentar (EFSA), cujo objectivo principal é recolher informação sobre a distribuição geográfica e abundância de fauna silvestre com potencial para manter e transmitir diferentes agentes patogénicos. O ENETWILD é gerido por um consórcio que tem 15 grupos pertencentes a 9 países europeus e, actualmente, centra-se nos javalis, com o objectivo de analisar os factores de risco da propagação da Peste Suína Africana (PSA) e na avaliação da eficácia das medidas aplicadas nas populações de javalis nas áreas afectadas.

Muitos países e organizações europeias compilam dados espaciais sobre a distribuição e abundância da fauna silvestre, mas cada um tem as suas próprias características específicas relativamente à metodologia utilizada, ao tipo de dados adquiridos, ao repositório implementado e à sua acessibilidade. O ENETWILD anunciou agora o lançamento de um modelo normalizado de dados para alimentar uma base de dados comum, que posteriormente será validada e partilhada. Foram definidos os dados a introduzir neste modelo e as suas especificações técnicas para permitir um âmbito comum de inserção. Estes padrões são essenciais para harmonizar a forma como se registam dados similares provenientes de diferentes fontes e asseguram que os dados se recolhem e partilham correctamente. Esta é a razão pela qual o modelo pode parecer complexo no primeiro momento, mas o esforço e a dedicação valerão a pena, para que os dados possam ser comparáveis.

Quarta-Feira, 25 de Abril 2018/ ENETWILD/ União Europeia. http://www.enetwild.com/blog/
IREC/España. http://www.irec.es

Artigos relacionados

Comentários ao artigo

Este espaço não é uma zona de consultas aos autores dos artigos mas sim um local de discussão aberto a todos os utilizadores de 3tres3
Insere um novo comentário

Para fazeres comentários tens que ser utilizador registado da 3tres3 e fazer login

Ainda não és utilizador registado de 333?regista-tee acede a preços dos porcos, pesquisador, ...
É gratuito e rápido
Já estás registado na 333?LOGINSe esqueceste a tua password nós enviamos novamente aqui

tags

Última hora

Um boletim periódico de notícias sobre o mundo suinícola

Não estás inscrito na lista

19-Out-201812-Out-201804-Out-201828-Set-2018

faz login e inscreve-te na lista

Ainda não és utilizador registado de 333?regista-tee acede a preços dos porcos, pesquisador, ...
É gratuito e rápido
Já estás registado na 333?LOGINSe esqueceste a tua password nós enviamos novamente aqui