TwitterLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0
Leia este artigo em:

Prevenir a PSA: FEFAC publica um guia sobre biossegurança nas rações

O guia foca-se nas medidas de biossegurança para as indústrias de abastecimento de matérias-primas para rações, empresas de transporte, armazenamento, fabrico e distribuição final de rações nas explorações.

5 Setembro 2019
TwitterLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0

A Federação Europeia de Fabricantes de Alimentos Compostos (FEFAC) acaba de publicar um documento sobre biossegurança nas rações com o objectivo de prevenir a propagação da PSA. Com este documento, a FEFAC pretende assegurar a máxima difusão das melhores práticas neste âmbito, tendo em conta que o ponto de partida para um plano de biossegurança efectivo é o compromisso dos operadores e a adaptação ao contexto local.

O objectivo do guia é:

  • Dar recomendações para a redacção de um plano de biossegurança, composto por requisitos prévios e medidas adicionais no caso de que um risco específico de transferência de doença ou zoonose seja relevante;
  • Ter atenção aos parâmetros específicos dos agentes patogénicos que serão considerados nos planos de HACCP relacionados com a higiene dos alimentos para a gestão da sua segurança;
  • Dar recomendações para o maneio do risco de transmissão de agentes patogénicos através de outros vectores que não sejam alimentos (veículos, fómites, humanos).

Resumo dos princípios chave para redigir um plano de biossegurança na indústria dos alimentos compostos:

  • Princípio 1: cada fabricante de rações deve redigir um plano de biossegurança, implementá-lo e mantê-lo actualizado.
  • Princípio 2: os requisitos legais estabelecidos na regulamentação de higiene dos alimentos serão implementados de forma estrita para evitar que os alimentos seja portadores de agentes patogénicos.
  • Princípio 3: deverão ser tomadas medidas para evitar a introdução de agentes patogénicos na fábrica de rações que não sejam através dos ingredientes alimentícios.
  • Princípio 4: qualquer transporte e entrega de ração na exploração deve seguir regras claras dirigidas ao controlo da introdução de agentes patogénicos na exploração e da disseminação destes entre explorações.

feed ASFRecommendations for the Development of a Biosecurity Plan in the EU Compound Feed Industry

Quarta-Feira, 28 de Agosto de 2019/ FEFAC/ União Europeia.
https://www.fefac.eu

Comentários ao artigo

Este espaço não é uma zona de consultas aos autores dos artigos mas sim um local de discussão aberto a todos os utilizadores de 3tres3
Insere um novo comentário

Para fazeres comentários tens que ser utilizador registado da 3tres3 e fazer login

Não estás inscrito na lista Última hora

Um boletim periódico de notícias sobre o mundo suinícola

faz login e inscreve-te na lista

Produtos relacionados na Loja Agro-Pecuária

A loja especializada em suíno
Acoselhamento e serviço técnico
Mais de 120 marcas e fabricantes

Artigos relacionados

Quantos focos de PSA foram confirmados na UE?

04-Jun-2019
Segundo os dados do ADNS, durante o ano passado, a Polónia, a Letónia, a Lituânia, a Estónia, a República Checa, a Roménia, a Hungria, a Bulgária e a Bélgica confirmaram um total de 1335 focos em suínos domésticos e 5321 em javalis selvagens.