X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0
Leia este artigo em:

PE reclama rotulagem obrigatória do país de origem da carne e leite

O Parlamento Europeu já solicitou várias vezes a rotulagem obrigatória dos alimentos. Até à data, a Comissão não elaborou nenhuma proposta, com o argumento de que seria caro para a indústria.

16 Maio 2016
X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0

O local de origem da carne e do leite deve constar na rotulagem, segundo o Parlamento Europeu, que considera que a inclusão desta informação introduzirá transparência na cadeia alimentar e reforçará a confiança dos consumidores.

Numa resolução não vinculante aprovada na 5ª feira, a Câmara pede a indicação obrigatória do local de origem para todos os tipos de leite, produtos lácteos e produtos de carne. Os eurodeputados sugerem à Comissão que estude a possibilidade de ampliar dita obrigação a outros produtos alimentares compostos por apenas por um ingrediente ou que tenham um ingrediente predominante. Os eurodeputados também reclamam a rotulagem obrigatória sobre a origem da carne em alimentos processados.

O Parlamento já solicitou várias vezes a rotulagem obrigatória dos alimentos. Numa resolução de Fevereiro de 2015 sobre a carne processada, incitou a Comissão a apresentar um projecto legislativo para a impôr, com o objectivo de introduzir trasparência na cadeia de produção e oferecer melhor informação aos consumidores. Até à data, a Comissão não elaborou nenhuma proposta, com o argumento de que seria caro para a indústria e é da opinião que os consumidores não estariam dispostos a pagar mais em troca dessa informação.

A resolução, que foi aprovada com 422 votos a favor, 159 contra e 68 abstenções, assinala que:

  • 84% dos cidadãos da UE vêem como necessário indicar a origem do leite (Eurobarómetro de 2013);
  • 88% reclamam esta informação para todo o tipo de carnes (no caso de bovino, suíno, ovino, caprino e aves já é obrigatório);
  • no caso dos alimentos processados, 90% dos europeus solicitam a informação sobre o país de origem (relatório da Comissão Europeia de 2013).

 

Quinta-feira, 12 de Maio de 2016/ PE/ União Europeia.
http://www.europarl.europa.eu/news

Comentários ao artigo

Este espaço não é uma zona de consultas aos autores dos artigos mas sim um local de discussão aberto a todos os utilizadores de 3tres3
Insere um novo comentário

Para fazeres comentários tens que ser utilizador registado da 3tres3 e fazer login

Não estás inscrito na lista A web em 3 minutos

Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.pt

faz login e inscreve-te na lista