X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0
Leia este artigo em:

Nutri-score: carácter saudável dos derivados do porco ibérico

A Junta de Andalucía pede ao Nutri-score que avalie o carácter saudável do azeite e dos produtos de porco ibérico.

23 Fevereiro 2021
X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0

A Junta de Andalucía considera necessário rever o sistema utilizado pelo Nutri-score para a categorização de alguns alimentos como o azeite ou produtos derivados do porco ibérico, cuja qualificação merece um tratamento específico por se tratarem de produtos com propriedades saudáveis ​​que não foram tidos em consideração no processo de pontuação nesta Ferramenta de Informações Nutricionais.

O Ministério do Consumo está actualmente a processar o projecto de Decreto Real para implementar a escala Nutri-score na Espanha. O seu objectivo é fornecer aos consumidores informações claras sobre a qualidade nutricional dos alimentos para que possam escolher a opção mais saudável. Para isso, propõe-se incluir na frente da embalagem dos alimentos o logótipo da escala Nutri-Score correspondente, que consiste em cinco cores (de verde escuro a laranja escuro) associadas a cinco letras (de 'A' a 'E') .

Este método simplificado de identificação do produto é baseado na presença de certos nutrientes por 100 gramas de alimento. Entre os componentes menos favoráveis ​​do ponto de vista nutricional, o Nutri-score inclui as calorias, os açúcares, os ácidos gordos saturados e sódio e entre os nutrientes considerados mais favoráveis ​​estão, por exemplo, proteínas, fibra alimentar ou a percentagem de frutas, verduras, legumes e frutos secos.

Contemplar os benefícios do consumo

No caso dos produtos derivados do porco ibérico, as suas qualidades intrínsecas derivadas da sua origem não são reconhecidas. Devido à sua alimentação, o porco ibérico possui, tal como o azeite virgem, um elevado teor de ácido oleico, que ajuda a prevenir doenças cardiovasculares ao aumentar o 'colesterol bom' (HDL) e reduzir o colesterol prejudicial. Da mesma forma, está cientificamente comprovado que o consumo do presunto ibérico fornece vitaminas do grupo B (B1, B2, B6 e B12) e vitamina E, e que este alimento contém vários minerais como cálcio, ferro, zinco, magnésio e selénio, considerando os dois últimos como compostos favoráveis ​​na luta contra o envelhecimento.

16 de Fevereiro de 2021/ Junta de Andalucía/ Espanha.
https://www.juntadeandalucia.es

Comentários ao artigo

Este espaço não é uma zona de consultas aos autores dos artigos mas sim um local de discussão aberto a todos os utilizadores de 3tres3
Insere um novo comentário

Para fazeres comentários tens que ser utilizador registado da 3tres3 e fazer login

Não estás inscrito na lista Última hora

Um boletim periódico de notícias sobre o mundo suinícola

faz login e inscreve-te na lista