TwitterLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0
Leia este artigo em:

Novo grupo de peritos internacional para abordar o aparecimento e propagação de doenças zoonóticas

Será apresentado o Grupo de Peritos de Alto Nível para "Uma só Saúde" que ocorrerá na reunião virtual da OMS com a FAO, a OIE e o PNUMA.

28 Maio 2021
TwitterLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0

As organizações internacionais juntaram-se para apresentar o novo Grupo de Peirtos de Alto Nível para "Uma só Saúde", a fim de compreender melhor como aparecem e se propagam as doenças que podem desencadear uma pandemia.

O Grupo irá dar assessoria às quatro organizações internacionais - a Organização Mundial da Saúde (OMS), a FAO, a Organização Mundial de Sanidade Animal (OIE) e o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) - sobre a elaboração de um plano de acção mundial a longo prazo dirigido a evitar surtos de doenças como a Gripe Aviar H5N1, o Síndroma Respiratório do Médio Oriente, a Doença causada pelo vírus do Ébola, a doença provocada pelo vírus da Zika e, possivelmente, a doença por Coronavírus (COVID-19). Três quartos de todas as doenças infecciosas emergentes originam-se em animais.

O Grupo de Peritos desempenhará a sua função no âmbito de "Uma só saúde", que reconhece a relação existente entre a saúde das pessoas, dos animais e do ambiente e destaca a necessidade de que haja especialistas em múltiplos sectores que se encarreguem de abordar as ameaças sanitárias e de prevenir a perturbação dos sistemas agro-alimentares.

Os primeiros passos chave serão analisar de forma sistemática os conhecimentos científicos sobre os factores que determinam a transmissão de uma doença dos animais para os humanos e vice-versa, realizar uma avaliação do risco e elaborar protocolos de vigilância e definir boas práticas para prevenir os surtos de doenças zoonóticas e preparar-se para o seu aparecimento.

O Grupo considerará os efeitos da actividade antrópica no meio ambiente e os hábitats da fauna e flora silvestres. Os âmbitos críticos serão a produção e distribuição de alimentos; a urbanização e a modernização de infraestruturas; as viagens e o comércio internacionais; as actividades que implicam a perda de biodiversidade e as alterações climáticas e as actividades que exercem maior pressão na base dos recursos naturais, já que todos elas podem propiciar o aparecimento de doenças zoonóticas.

O Grupo orientará a elaboração de um novo programa de investigação dinâmico e darás recomendações baseadas em dados objectivos para a acção nos planos mundial, regional, nacional e local.

20 de Maio de 2021/ FAO.
http.//www.fao.org

Comentários ao artigo

Este espaço não é uma zona de consultas aos autores dos artigos mas sim um local de discussão aberto a todos os utilizadores de 3tres3
Insere um novo comentário

Para fazeres comentários tens que ser utilizador registado da 3tres3 e fazer login

Artigos relacionados

Última hora

Um boletim periódico de notícias sobre o mundo suinícola

Não estás inscrito na lista

faz login e inscreve-te na lista