TwitterLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0
Leia este artigo em:

México: criação de uma Rede Internacional de Inteligência Sanitária

O SENASICA apresentou o projecto perante Conselheiros Agro-Pecuários de 20 países da América, Ásia, Europa e Oceania, com o propósito de propiciar a troca de informação ágil e expedita, para a tomada de decisões em matéria de sanidade e inocuidade agro-alimentar.

5 Julho 2018
TwitterLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0

O Servicio Nacional de Sanidad, Inocuidad y Calidad Agroalimentaria (SENASICA), no decurso de uma reunião realizada na sua sede, apresentou o projecto aos Conselheiros Agro-Pecuários das Embaixadas da Alemanha, Argentina, Austrália, Bélgica, Belize, Brasil, Canadá, Chile, China, Dinamarca, Espnha, Estados Unidos, França, Guatemala, Itália, Nova Zelândia, Países Baixos, Polónia, Reino Unido e Suiça.

A finalidade desta Rede é contar com informação oportuna que coadjuve a elevar os níveis de protecção sanitária dos países, bem como a troca de dados para diminuir o risco de disseminação de pragas e doenças que possam afectar a produção agro-pecuária, aquícola e pesqueira dos países participantes.

O Director do SENASICA, Enrique Sánchez Cruz, indicou que este instrumento se baseia na confiança mútua e serve para trocar informação útil que suporte as decisões que se tomam, além de disponibilizar mais ferramentas para o comércio seguro de produtos agro-alimentares entre os países.

Destacou que o México abre as portas ao mundo e que está disposto a estabelecer mecanismos de concertação e informação para construir uma base forte, baseada na confiança, que dê suporte às negociações de protocolos sanitários, de qualquer índole e para que se tenha informação sólida sobre os temas que irão facilitar o processo.

Este representante do SAGARPA destacou que será necessária informação real no intercâmbio entre os países participantes, pelo que será necessário capacitar os técnicos já que se deve ter confiança mútua nos sistemas de informação que se estão a utilizar.

Ainda acrescentou que, por indicação do Presidente do SAGARPA, Baltazar Hinojosa Ochoa, o objectivo é avançar na tarefa de alimentar os nossos países com produtos sãos e inócuos, pelo que é indispensável trabalhar de forma coordenada e permanente com os nossos homólogos do mundo.

Com a criação da Rede Internacional, acrescentou, iremos consolidar um mecanismo de informação forte e sólido, que forneça os dados necessários para continuar a ter acordos em protocolos e em impulsionar a exportação e a importação de produtos do campo e do mar.

Quinta-Feira, 28 de Junho de 2018/ SAGARPA/ México.
https://www.gob.mx/sagarpa

Comentários ao artigo

Este espaço não é uma zona de consultas aos autores dos artigos mas sim um local de discussão aberto a todos os utilizadores de 3tres3
Insere um novo comentário

Para fazeres comentários tens que ser utilizador registado da 3tres3 e fazer login

Última hora

Um boletim periódico de notícias sobre o mundo suinícola

Não estás inscrito na lista

faz login e inscreve-te na lista