TwitterLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0
Leia este artigo em:

FAO : Previsões actualizadas para produção e existências de cereais

A produção mundial de cereais para 2016 deve subir a 2 571 milhões de toneladas, ligeiramente acima do pronóstico de Outubro da FAO e 1,5% mais que a produção de 2015.

23 Novembro 2016
TwitterLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0

A produção mundial de cereais para 2016 deve subir a 2 571 milhões de toneladas, ligeiramente acima do pronóstico de Outubro da FAO e 1,5% mais que a produção de 2015.

O valor actualizado, publicado na Nota informativa da FAO sobre a oferta e a procura de cereais, reflete uma melhoria substancial das perspectivas para a produção mundial de trigo, que agora se espera que alcance os 746,7 milhões de toneladas, um aumento de 4,3 milhões relativamente às previsões da FAO em Outubro.

Está previsto que a produção de trigo da Federação Russa estabeleça um novo recorde, enquanto o clima favorável está também a impulsionar as perspectivas de rendimento no Cazaquistão. O aumento da produção mundial de trigo e cevada mais do que compensou uma queda esperada de 4,8 milhões de toneladas na colheita de 2016 de milho em todo o mundo devido ao tempo adverso no Brasil, China, União Europeia e Estados Unidos da América. A previsão para a produção global de arroz permaneceu praticamente inalterada.

As primeiras indicações da sementeira Inverno de trigo de 2017 no Hemisfério Norte indicam que os agricultores nos Estados Unidos estão a reduzir a área plantada devido à perspectiva de preços baixos e previsões de exportação moderada por mais forte dólar norte-americano. No entanto, a sementeira de trigo na Federação Russa e na Ucrânia avançam aum ritmo maior que o ano passado.

Enquanto isso, a sementeira das culturas de cereais de Verão de 2017 está em andamento nos países do hemisfério sul, e as condições climáticas favoráveis estão a levar a uma expansão na América do Sul. Espera-se que a área plantada com milho na Argentina aumente 6,0% face ao elevado nível do ano passado.

A utilização total de cereais para a temporada 2016/17 está agora estimado em 2 562 milhões de toneladas, ligeiramente superior em comparação com Outubro e 1,7% mais elevados do que um ano atrás.

A principal razão para o aumento da utilização de cereais é o uso mundial de rações, o que provavelmente irá expandir 2,7%. Prevê-se que o uso de trigo para ração, - impulsionado por uma ampla oferta de trigo de menor qualidade-, cresça 6,1% e atinja 146,6 milhões de toneladas, um recorde histórico.

O consumo global de cereais é estimado em 1 106 milhões de toneladas, 1,3% que no ano anterior e suficiente para manter um nível estável de consumo mundial per capita.

As existências mundiais de cereais podem atingir cerca de 662 milhões de toneladas no final da temporada de 2017, impulsionadas pelo aumento das reservas de trigo, especialmente na China, Estados Unidos e Rússia. Prevê-se que as reservas de grãos grosseiros sejam reduzidas em 1,7% causadas pelo peso de declínios na China, Brasil e África do Sul. Espera-se que as reservas mundiais de arroz desçam ligeiramente ficando em 169,8 milhões de toneladas.

Quarta-feira 10 de Novembro de 2016/ FAO.
http://www.fao.org

Comentários ao artigo

Este espaço não é uma zona de consultas aos autores dos artigos mas sim um local de discussão aberto a todos os utilizadores de 3tres3
Insere um novo comentário

Para fazeres comentários tens que ser utilizador registado da 3tres3 e fazer login

Última hora

Um boletim periódico de notícias sobre o mundo suinícola

Não estás inscrito na lista

faz login e inscreve-te na lista