X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0
Leia este artigo em:

FAO: países andinos a um passo de erradicar febre aftosa

Culmina com êxito projecto da FAO que apoiou os esforços da Bolívia, Colômbia, Equador e Perú para erradicar a febre aftosa e para fortalecer a luta contra a fome.

20 Maio 2014
X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0

Os países andinos dos Andes passarão de 120 focos de Febre Aftosa no ano 2009 a zero desde o ano 2012 em diante, o que os leva a estar a um passo de erradicar completamente a doença e mais próximos das segurança alimentar, assinalou hoje a FAO.

Segundo a FAO, estes resultados contribuem não só para melhorar o estatuto sanitário dos países mas também fortalecem a segurança alimentar uma vez que mais alimentos nutritivos estão disponíveis, mais rendimento para os pequenos produtores e novas oportunidades para fortalecer o desenvolvimento rural.

Espanha, através da Agência Espanhola para a Cooperação Internacional e o Desenvolvimento, AECID, e Itália, através da Cooperação Italiana ao Desenvolvimento, apoiaram com US $7.2 milhões de dólares o projeto.

A Bolívia, conseguiu o reconhecimento do Altiplano como livre de febre aftosa sem vacinação em 2012, e de uma região do Chaco como livre com vacinação, com o qual se aproxima a ser certificado como país que erradicou a doença.

No Perú, o litoral foi reconhecido como zona livre sem vacinação e a zona norte fronteiriça com o Equador foi declarada livre com vacinação, o que o levou a ser incluído entre os países com o máximo reconhecimento outorgado pela Organização Mundial de Sanidade Animal, OIE.

O Equador reduziu o impacto da doença, passando de uma fase de controlo a uma de erradicação, enquanto a Colômbia manteve o estatuto (97% do território e 96% da população bovina livre) e reduziu o risco de reinfeção desde os países vizinhos.

Quinta-feira, 15 de Maio 2014/ FAO.
http://www.fao.org

Comentários ao artigo

Este espaço não é uma zona de consultas aos autores dos artigos mas sim um local de discussão aberto a todos os utilizadores de 3tres3
Insere um novo comentário

Para fazeres comentários tens que ser utilizador registado da 3tres3 e fazer login

Não estás inscrito na lista Última hora

Um boletim periódico de notícias sobre o mundo suinícola

faz login e inscreve-te na lista