TwitterLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0
Leia este artigo em:

Estados Unidos: exportações de carne de porco bateram récords em 2020

O valor das exportações de carne de porco e produtos de suíno dos Estados Unidos em 2020 atingiu um récord de $7,7 mil milhões, mais 11% que no ano anterior.

16 Abril 2021
TwitterLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0

Em 2020, o valor das exportações de carne de porco e produtos de suíno dos Estados Unidos atingiu um récord de $7,7 mil milhões (+11% em relação ao ano anterior). Os três principais mercados, que representam 66% das exportações, foram a China com $2,3 mil milhões, o Japão com $1,6 mil milhões e o México com $1,2 mil milhões. A China superou o Japão como principal mercado para a carne de porco norte-americana, já que a Peste Suína Africana (PSA) continuou a limitar o fornecimento interno da China e deu alento à procura de carne de porco importada. Não obstante, as exportações para o Japão também recuperaram devido à implementação de taxas aduaneiras mais baixas em virtude do Acordo Comercial entre os Estados Unidos e o Japão e porque os principais competidores dos EUA se centraram cada vez mais no mercado chinês. Entretanto, as exportações para o México tiveram problemas em 2020 devido à desvalorização do peso mexicano e à sua débil economia. Ambos os factores travaram a procura da carne de porco importada.

Mercados impulsionadores

  • A China converteu-se no maior mercado para a carne de porco norte-americana em 2020, gerando mil milhões de dólares adicionais em exportações quando comparadas com o ano anterior, devido à redução da produção chinesa em consequência da PSA.
  • As exportações para o Japão aumentaram $100 milhões já que as taxas aduaneiras para a carne de porco norte-americana se reduziram devido ao Acordo Comercial entre os Estados Unidos e o Japão.
  • A importações das Filipinas e do Vietname cresceram, enquanto que ambos países tentam controlar os surtos de PSA, gerando $60 milhões adicionais nas exportações norte-americanas.
  • Os débeis sectores da restauração, hotelaria e institucional na Coreia do Sul reduziu as exportações norte-americanas para este mercado em $140 milhões em 2020.
  • Um ambiente económico difícil e um peso mexicano desvalorizado limitaram o poder de compra do México e fizeram com que as exportações norte-americanas tivessem caído mais de $100 milhões.
  • As exportações de carne de porco para a Colômbia caíram 34% em 2020 devido aos confinamentos muito restritivos devido à COVID-19 que reduziram a procura no sector dos serviços de alimentos.
  • A diminuição no transbordo de produtos para a China é o principal responsável pela redução de $63 milhões nas exportações de carne de porco para Hong Kong o ano passado.

Perspectivas futuras

Se bem que os preços da carne de porco da China continuam a ser altos e a procura de carne importada continuará a ser consideravelmente mais alta que antes da PSA, espera-se que as importações da China se contraiam ano após ano à medida que recupera o seu sector suinícola. O aumento da competição pelo mercado chinês fará com que os volumes de exportação de carne de porco norte-americana diminuam desde o récord de 2020. As menores exportações para a China serão compensadas parcialmente, já que a melhoria das condições económicas promove o crescimento de mercados tradicionais como sejam o México e a Coreia do Sul. Além disso, as Filipinas e o Vietname terão uma forte procura de carne importada, já que continuam a recuperar da PSA.

Além de afectar a procura mundial de carne importada, a PSA influencia na reorganização dos fluxos comerciais mundiais à medida que os principais exportadores enfrentam a doença. A finais de 2020, a detecção de PSA em javalis na Alemanha impôs restrições às exportações de carne de porco alemã para os mercados asiáticos chave. Finalmente, a capacidade para modificar as cadeias de fornecimento no continente, com outros Estados Membros a ter relevo, evitou que as exportações totais da EU27+Reino Unido se vissem gravemente afectadas.

6 de Abril de 2021/ USDA/ Estados Unidos.
https://www.fas.usda.gov

Comentários ao artigo

Este espaço não é uma zona de consultas aos autores dos artigos mas sim um local de discussão aberto a todos os utilizadores de 3tres3
Insere um novo comentário

Para fazeres comentários tens que ser utilizador registado da 3tres3 e fazer login

Não estás inscrito na lista Última hora

Um boletim periódico de notícias sobre o mundo suinícola

faz login e inscreve-te na lista

Produtos relacionados na Loja Agro-Pecuária

A loja especializada em suíno
Acoselhamento e serviço técnico
Mais de 120 marcas e fabricantes

Artigos relacionados