Leia este artigo em:

Espanha: Sória subvencionará o sector suinícola para se adaptar à normativa dos efluentes

A Diputación de Sória está a estudar a forma de colaborar com os suinicultores da Província para que estes possam adaptar-se à nova normativa de efluentes.

6ª feira 2 Novembro 2018 (há 12 dias)
gosto

O Presidente, Luis Rey, a Vice-Presidente, Esther Pérez e o Deputado de Agricultura, Raúl Lozano mantiveram uma reunião de trabalho com representantes do sector para recolher as inquietações que estes têm relativamente ao espalhamento de efluentes das explorações no campo.

A Asociación Provincial de Productores de Ganado Porcino de Soria (APORSO) pediu à Diputación Provincial de Sória que estabeleça subsídios tanto para a aquisição de cisternas como de aplicadores de efluente. O motivo deste pedido é a obrigatoriedade, devido à alteração da normativa da aplicação de efluentes, que chegou “de surpresa” através do Real Decreto 980/2017, de 10 de Novembro, onde se estabelecem as normas da condicionalidade que devem cumprir os beneficiários que recebem pagamentos directos na PAC. Com vigência desde 1 de Janeiro de 2018, a nova norma proíbe a aplicação de efluente em superfícies agrícolas através de sistemas de prato, leque e canhões, bem como obriga ao imediato enterramento de estercos sólidos.

As organizações sectoriais pediram uma moratória e a Junta de Castela y Leão estabeleceu a sua obrigatoriedade a partir de 1 de Janeiro de 2019.

Na reunião realizada na Diputación, a APORSO relembrou que “o incumprimento pressupõe a aplicação de medidas coercivas sob a forma de sanções para os profissionais e que estas proibições somam-se à longa lista de dificuldades que atingem a actividade agro-pecuária”. O que reclamam à instituição provincial soriana é uma ajuda económica tanto para os suinicultores como para os agricultores, que permita a adaptação dos equipamentos e da maquinaria às novas exigências da legislação.

Sábado, 20 de Outubro de 2018/ Diputación de Soria/ Espanha.
http://www.dipsoria.es

Artigos relacionados

Comentários ao artigo

Este espaço não é uma zona de consultas aos autores dos artigos mas sim um local de discussão aberto a todos os utilizadores de 3tres3
Insere um novo comentário

Para fazeres comentários tens que ser utilizador registado da 3tres3 e fazer login

Ainda não és utilizador registado de 333?regista-tee acede a preços dos porcos, pesquisador, ...
É gratuito e rápido
Já estás registado na 333?LOGINSe esqueceste a tua password nós enviamos novamente aqui

tags

Última hora

Um boletim periódico de notícias sobre o mundo suinícola

Não estás inscrito na lista

09-Nov-201802-Nov-201826-Out-201819-Out-2018

faz login e inscreve-te na lista

Ainda não és utilizador registado de 333?regista-tee acede a preços dos porcos, pesquisador, ...
É gratuito e rápido
Já estás registado na 333?LOGINSe esqueceste a tua password nós enviamos novamente aqui