Leia este artigo em:

Espanha: projecto de imunocontracepção em javalis

Investigadores da UAB apresentaram os dados correspondentes aos animais capturados e vacinados nos últimos 9 meses de 2017.

2ª feira 19 Março 2018 (há 7 meses 5 dias)
gosto

Investigadores do Grupo de Investigação sobre Infertilidade (GRI-BCN) da Faculdade de Veterinária da UAB apresentaram, recentemente, os primeiros dados sobre o estudo científico que estão a realizar para avaliar a efectividade de um tratamento de imunocontracepção em javalis urbanos e periurbanos.

Os dados correspondem aos animais capturados e vacinados nos últimos 9 meses do ano 2017, bem como o seu acompanhamento.

Foram estudados cerca de 100 animais, sendo que mais de 60 foram tratados com a vacina contraceptiva, os restantes foram animais controlo. É de destacar os bons resultados quanto à percentagem de recaptura dos animais (quase 40%), o que permitiu obter amostras seriadas dos indivíduos para poder analisar e avaliar o efeito da vacina.

O nível hormonal de progesterona e de testosterona no soro em fêmeas e machos, respectivamente, indica que todas as fêmeas tratadas têm a progesterona baixa (a hormona da gestação). Quanto à testosterona em machos, a hormona manteve-se baixa em 40% e ainda falta determinar qual a sua origem – para descartar as não relacionadas com o tratamento - e a presença ou ausência de células espermáticas activas.

Ainda falta fazer o acompanhamento do estado fisiológico e sanitário dos animais e a análise da resposta imunitária à vacina dos mesmos, bem como os indicadores sociais ligados ao projecto.

Quarta-Feira, 7 de Março de 2018/ Universitat Autònoma de Barcelona.
http://www.uab.cat

Artigos relacionados

Notícias

Notícias da Genética e Reprodução

Comentários ao artigo

Este espaço não é uma zona de consultas aos autores dos artigos mas sim um local de discussão aberto a todos os utilizadores de 3tres3
Insere um novo comentário

Para fazeres comentários tens que ser utilizador registado da 3tres3 e fazer login

Ainda não és utilizador registado de 333?regista-tee acede a preços dos porcos, pesquisador, ...
É gratuito e rápido
Já estás registado na 333?LOGINSe esqueceste a tua password nós enviamos novamente aqui

tags

Última hora

Um boletim periódico de notícias sobre o mundo suinícola

Não estás inscrito na lista

19-Out-201812-Out-201804-Out-201828-Set-2018

faz login e inscreve-te na lista

Ainda não és utilizador registado de 333?regista-tee acede a preços dos porcos, pesquisador, ...
É gratuito e rápido
Já estás registado na 333?LOGINSe esqueceste a tua password nós enviamos novamente aqui