X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0
Leia este artigo em:

Espanha promove as práticas sustentáveis entre todos os intervenientes da cadeia alimentar

Os representantes da cadeia agro-alimentar comprometem-se a elaborar programas de trabalho anuais para promover entre os seus associados o consumo eficiente dos recursos naturais.

31 Julho 2013
X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0

O secretário de Estado do Meio Ambiente, Federico Ramos, assinou um acordo com representantes do sector agrícola e cooperativo, da indústria agro-alimentar, da distribuição e da restauração, que estabelece um novo quadro de colaboração e interlocução entre a cadeia agro-alimentar e o Ministério com uma abordagem do ponto de vista da sustentabilidade do meio-ambiente.

Tem uma duração prevista de seis anos e será desenvolvido através de programas de trabalho anuais, para determinarão as acções a serem realizadas anualmente e cuja avaliação será realizada por uma Comissão de Acompanhamento, que também envolverá a participação do MAGRAMA.

Após a assinatura do acordo, que teve lugar na sede do Ministério, Federico Ramos valorizou a importância deste acordo pioneiro em Espanha “por criar um quadro estável de colaboração e interlocução de toda a cadeia agro-alimentar com o Ministério com uma abordagem do ponto de vista da sustentabilidade do meio-ambiente”.

Considerou “muito relevante que as empresas trabalhem na aposta pela eficiência no uso dos recursos, pela prevenção na produção de resíduos e pelo máximo aproveitamento dos recursos contidos nos resíduos já gerados”.

Neste sentido afirmou que, graças ao acordo, os representantes da cadeia agro-alimentar comprometem-se a elaborar programas de trabalho anuais para promover entre os seus associados o consumo eficiente dos recursos naturais, em especial de matérias-primas, água e energia, assim como o fomento da prevenção dos efeitos adversos que possam ser gerados pelo conjunto da cadeia agro-alimentar sobre o meio-ambiente.

Por parte da cadeia agro-alimentar, rubricaram este acordo representantes do sector agrícola, como a "Asociación Agraria de Jóvenes Agricultores (ASAJA)", "Unión de Pequeños Agricultores (UPA)", Cooperativas Agro-alimentares e "Coordinadora de Organizaciones de Agricultores y Ganaderos (COAG)", da indústria agro-alimentar, como a "Federación Española de Industrias de la Alimentación y Bebidas (FIAB)", da distribuição, como a "Asociación de Cadenas Españolas de Supermercados (ACES)", "Asociación Nacional de Grandes Empresas de Distribución (ANGED)", "Asociación Española de Distribuidores", "Autoservicios y Supermercados (ASEDAS)", "Asociación Española de Empresas de Cash & Carry (AESECC)" e da restauração, como a "Federación Española de Hostelería (FEHR)", "Asociación Empresarial de Cadenas de Restauración Modernas (FEHRCAREM)".

Sexta-feira, 26 de Julho de 2013/ MAGRAMA/ Espanha.
http://www.magrama.gob.es

Comentários ao artigo

Este espaço não é uma zona de consultas aos autores dos artigos mas sim um local de discussão aberto a todos os utilizadores de 3tres3
Insere um novo comentário

Para fazeres comentários tens que ser utilizador registado da 3tres3 e fazer login

Não estás inscrito na lista A web em 3 minutos

Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.pt

faz login e inscreve-te na lista