X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0
Leia este artigo em:

Espanha: as exportações do sector agro-alimentar representam 17% do comércio externo

As exportações agro-alimentares, pesqueiras e florestais passaram dos 15,4% do total do comércio externo em 2011 para 17% em 2014.

31 Março 2015
X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0

O sector agro-alimentar espanhol conseguiu atingir altas quotas de produtividade e ampla representação nos mercados externos, com o valor das exportações a representar, na actualidade, 17% do comércio externo, tal como se depreende dos relatórios sobre produção e comércio externo elaborados pelo Ministério da Agricultura, Alimentação e Meio Ambiente.

A actividade económica que gera, mantém uma tendência constante de subida, tal como demonstra o aumento nas exportações agro-alimentares que em 2011 representavam 15,4% do total do comércio externo e ascenderam aos 17% em 2014.

No passado ano atingiu-se um record absoluto no comércio externo, ao se exportarem produtos agro-alimentares, pesqueiros e florestales no valor de 40830 milhões de euros, cifra 3% superior à do ano anterior e mesmo 23,3% superior aos resultados conseguidos em 2011, ano em que o valor das exportações se situava nos 33122 milhões de euros. Destaca-se o comércio intracomunitário, especialmente com países como França, Italia, Alemanha e Portugal.

O sector do porco ibérico tem especial presença no conjunto agro-alimentar espanhol, com um efectivo pecuário que em 2012 rondava os 2,3 milhões de cabeças. As vendas de presuntos em toda a Espanha ascendeu a 21845 toneladas. A qualidade dos presuntos e enchidos espanhóis também tiveram reconhecimento nos mercados externos, o que permitiu que em 2014 se exportassem mais de 80000 toneladas de presuntos e enchidos, no valor de 384,4 milhões de euros. Actualmente, a España é praticamente o único exportador mundial de presunto ibérico. Os mercados internacionais têm-se ampliado para os produtos espanhóis do porco e já se exportam para 134 países em todo o mundo. As exportações dirigem-se principalmente para a UE (63% do valor económico), destacando-se a França com médias mensais de 85 t, seguida pela Alemanha com 117 t/mês e Portugal, com 68 t/mês. Fora da UE, os destinos são muito repartidos por áreas geográficas destacando-se o Japão com uma média mesal de 5,1 t.

Segunda-Feira, 30 de Março de 2015/ MAGRAMA/ Espanha.
http://www.magrama.gob.es

Comentários ao artigo

Este espaço não é uma zona de consultas aos autores dos artigos mas sim um local de discussão aberto a todos os utilizadores de 3tres3
Insere um novo comentário

Para fazeres comentários tens que ser utilizador registado da 3tres3 e fazer login

Não estás inscrito na lista Última hora

Um boletim periódico de notícias sobre o mundo suinícola

faz login e inscreve-te na lista