TwitterLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0
Leia este artigo em:

Espanha: convénio para a promoção do Banco de Dados do Suíno

O Ministério da Agricultura, a "Asociación Nacional de Productores de Ganado Porcino" e o IRTA assinaram um acordo de colaboração para a promoção e exploração do "Banco de Datos del Porcino Español" (BDPorc).

20 Setembro 2013
TwitterLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0

Aproveitando o quadro da feira SEPOR, que se celebra por estes dias em Lorca (Múrcia) e que reúne o sector da produção suína do nosso país, o Director Geral de "Producciones y Mercados Agrarios del Ministerio de Agricultura, Alimentación y Medio Ambiente" (MAGRAMA), D. Carlos Cabanas, o Director da "Asociación Nacional de Productores de Ganado Porcino" (ANPROGAPOR), D. Miguel Ángel Higuera e o Director Geral do IRTA, D. Josep M. Monfort, assinaram um acordo de colaboração entre as três instituições para a promoção e exploração do "Banco de Datos del Porcino Español" (BDPorc).

Ajuda à tomada de decisões e a um melhor conhecimento técnico do sector

O "Banco de Datos de Referencia del Porcino Español" (BDPorc) nasceu com a vontade de dispôr de uma base de dados fiável e de referência que permitisse obter elementos objetivos para o acompanhamento e controlo dos resultados técnico-económicos das explorações suínas espanholas. Inicialmente concebido como um serviço destinado a pôr nas mãos do sector suíno informação e elementos de ajuda à tomada de decisões na planificação das suas estratégias produtivas, o BDPorc, é também uma plataforma para a avaliação dos diferentes aspectos técnicos da produção suína em Espanha e para a realização de diversas investigações destinadas ao sector.

Actualmente o BDporc tem reunidos, aproximadamente, mais de 30% do censo de reprodutoras de toda a Espanha. A assinatura deste acordo tem também como finalidade facilitar e promover a adesão de novas explorações. Por outra parte foi posto em funcionamento, este ano, o BDporc Técnico-Económico, com informação sobre os custos de produção e as margens económicas e criada, recentemente, a "Base de Datos de Referencia de Porcino Español Ibérico" (BDporc Ibérico) que, actualmente, conta com dados de mais de 20.000 reprodutoras.

Ao longo destes 20 anos o BDporc, gerido pelo IRTA, permitiu às empresas suínas conhecer e avaliar a situação relativa das suas explorações em relação aos standarts de referência do sector, receber relatórios trimestrais detalhados e ter acesso ao e-BDPorc, a ferramenta online que oferece o acesso imediato, seguro e permanente à informação actualizada, a uma série de ferramentas avançadas para a análise automática dos dados e à comparação sistemática com os valores de referência.

Quinta-feira, 19 de Setembro de 2013/ IRTA-Nota de imprensa/ Espanha.
http://www.irta.cat/

Comentários ao artigo

Este espaço não é uma zona de consultas aos autores dos artigos mas sim um local de discussão aberto a todos os utilizadores de 3tres3
Insere um novo comentário

Para fazeres comentários tens que ser utilizador registado da 3tres3 e fazer login

Última hora

Um boletim periódico de notícias sobre o mundo suinícola

Não estás inscrito na lista

faz login e inscreve-te na lista