X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0
Leia este artigo em:

Espanha: a Mesa de Coordenação da Norma do Ibérico aprova os protocolos de inspecção e certificação

Ambos documentos serão uma referência fundamental para o importante trabalho de verificação que a Norma exige às entidades de inspecção e certificação.

9 Julho 2014
X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0

O Director-Geral da Indústria Alimentar do Ministério de Agricultura, Alimentação e Meio Ambiente, Fernando Burgaz, presidiu à terceira reunião da Mesa de coordenação da Norma do Ibérico, que decorreu na sede do Departamento, e na que se aprovaram os protocolos de Inspecção e Certificação. Documentos que serão referência fundamental para o importante trabalho de verificação que a Norma exige às entidades de inspecção e certificação, e de grande utilidade para outros operadores do sector.

Na reunião, à que assistiram representantes das Comunidades Autónomas de Andaluzia, Castela la Mancha, Castela e Leão, Estremadura, Madrid, Múrcia e Comunidade Valenciana, também aprovou as directrizes básicas que deverá seguir a Associação Interprofissional do Poro Ibérico (ASICI), no seu trabalho de controlo de pesos de carcaça nos matadouros e gestão e colocação dos selos da Norma de Qualidade.

O Interprofissional mostrou aos participantes o trabalho realizado até ao momento de colocação e controlo dos selos invioláveis, que identificam as peças - presuntos e paletas- segundo a denominação de venda que podem empregar.

A Mesa de Coordenação também aprovou um novo bloco de resposta a dúvidas e perguntas colocadas, tanto pelas autoridades competentes, como por operadores do sector, que serão igualmente colocadas na web da Mesa do Ibérico do Ministério.

Relativamente ao controlo oficial, foi acordado realizar uma campanha de controlo oficial específica para o Ibérico para o ano 2015, em cujo desenho, protocolo e calendário se trabalhará nos próximos meses.

O Ministério continuará a apostar pela clarificação do mercado do Ibérico, potenciando que, através da Mesa de Coordenação da Norma, se realizem as acções se considerem necessárias para melhorar a qualidade dos produtos ibéricos e clarificar determinados aspectos dsta Norma cuja vocação, claramente integradora, pretende transferir de maneira transparente para o consumidor produtos ibéricos da máxima qualidade.

Quinta-Feira, 3 de Julho de 2014/ MAGRAMA/ Espanha.
http://www.magrama.gob.es/

Comentários ao artigo

Este espaço não é uma zona de consultas aos autores dos artigos mas sim um local de discussão aberto a todos os utilizadores de 3tres3
Insere um novo comentário

Para fazeres comentários tens que ser utilizador registado da 3tres3 e fazer login

Não estás inscrito na lista Última hora

Um boletim periódico de notícias sobre o mundo suinícola

faz login e inscreve-te na lista