X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0
Leia este artigo em:

Como a PSA afectou a produção suína e o comércio de carne da Bulgária

As importações de carne de porco aumentaram este ano devido e uma melhor procura por parte dos consumidores, enquanto as importações de suínos vivos diminuíram até agora.

14 Outubro 2021
X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0

Em 2020 e 2021, a Bulgária fez um progresso significativo na recuperação do efectivo de suínos nacional após a Peste Suína Africana (PSA) ter atingido o país em 2018.

Em 2020, 60000 porcos vivos, mais do dobro de 2019, foram importados da Holanda, Croácia, Dinamarca e Eslováquia. Os porcos importados eram usados ​​principalmente como reprodutores e, ocasionalmente, como porcos de engorda. Em 2021 (Janeiro-Maio), as importações diminuíram 29% e devem ser inferiores este ano do que em 2020. A menor rentabilidade da produção suína e o último surto de PSA em Agosto, que criou incerteza nos investidores, limitaram as importações. Até ao momento, as exportações de suínos vivos em 2020 e 2021 foram zero devido às restrições comerciais devido à PSA.

As importações de carne de porco em 2020 foram de 157944 ton peso carcaça, um aumento de 2,6% em relação a 2019 de forma a compensar a menor produção interna. Os principais fornecedores de carne de porco foram a Espanha, a Alemanha, a Bélgica e a França. Os stocks internos mais baixos e a forte procura por parte dos consumidores impulsionaram as importações. No período entre Janeiro e Maio de 2021, as importações cresceram 24,4%, devido a um aumento da procura por parte dos consumidores, e a carne foi proveniente, principalmente, da Alemanha e de Espanha. A previsão é de que as importações anuais cresçam, o que, juntamente com a melhoria na produção de carne de porco, poderá levar a um aumento do consumo interno.

As exportações de carne de porco (principalmente produtos transformados) são geralmente pequenas. As exportações em 2020 foram de 5800 ton equivalente carcaça, o que representa uma redução de 26% em relação a 2019. As exportações para Países Terceiros são limitadas devido aos preços pouco competitivos e às restrições devido a questões relacionadas com a sanidade animal. A Grécia é o principal mercado de exportação da Bulgária, havendo também pequenas quantidades enviadas para a Roménia e para Itália. As exportações entre Janeiro e Maio de 2021 aumentaram 24,54% para esses mercados.

27 de Setembro de 2021/ USDA/ Estados Unidos.
https://apps.fas.usda.gov/

Comentários ao artigo

Este espaço não é uma zona de consultas aos autores dos artigos mas sim um local de discussão aberto a todos os utilizadores de 3tres3
Insere um novo comentário

Para fazeres comentários tens que ser utilizador registado da 3tres3 e fazer login

Não estás inscrito na lista Última hora

Um boletim periódico de notícias sobre o mundo suinícola

faz login e inscreve-te na lista

Produtos relacionados na Loja Agro-Pecuária

A loja especializada em suíno
Acoselhamento e serviço técnico
Mais de 120 marcas e fabricantes

Artigos relacionados