TwitterLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0
Leia este artigo em:

Catalunha impulsiona estratégia integral de gestão dos efluentes

Um novo guia, dirigido a produtores pecuários e técnicos, com diferentes opções de tratamento dos efluentes animais, pretende ajudar o sector na aplicação deste modelo de gestão integral fundamental para garantir a sustentabilidade do sector da produção animal.

21 Janeiro 2021
TwitterLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0

A Conselheira da Agricultura, Pecuária, Pescas e Alimentação, Teresa Jordà, apresentou um novo Guia das tecnologias de tratamento dos efluentes pecuários, uma publicação que se engloba na campanha informativa que tem por objectivo dar um novo impulso à estratégia integral de gestão dos efluentes pecuários.

Este novo Guia, dirigido prioritariamente aos produtores e aos técnicos que trabalham no sector pecuário, quer disponibilizar informação clara e compreensível sobre os sistemas de tratamento nas explorações que se consideram como consolidados, para que o possam utilizar como ferramenta na hora de decidir e gerir o sistema de tratamento a instalar na sua exploração pecuária.

A Generalidad da Catalunha publicou o primeiro Guia de tratamento dos efluentes pecuários em 2004, há mais de 15 anos. O primeiro Guia foi pioneiro porque permitiu dar uma visão amplia e concisa do leque de tecnologias de tratamento disponíveis, mas a evolução dos últimos anos tornou aconselhável a actualização e adaptação desta publicação às circunstâncias específicas da Catalunha.

Por este motivo, o Departamento criou, em 2017, o Grupo de Peritos de Tratamento de Efluentes Pecuários, constituído por reconhecidos profissionais provenientes de diferentes instituições, com o objectivo de analisar as diversas opções tecnológicas seguindo critérios independentes baseados ​no método científico e apoiar, tanto a Administração como a produção, relativamente às acções a ter nos sistemas de tratamento.

Assim, a Conselheira Jordà insistiu em que os efluentes deixem de ser considerados um "resíduo" para passarem a ser um "recurso". E recordou que para o atingir, a estratégia tem três grandes linhas de acção:

  • a melhoria na gestão dos efluentes ao nível da exploração (na origem);
  • a inovação nas aplicações nos solos e no tratamento dos efluentes (sistemas de tratamento),
  • e o controlo e acompanhamento destas aplicações (traçabilidade).

Pode consultar o Guia no seguinte link: https://bit.ly/3nkCOMw

15 de Dezembro de 2020/ Departamento de Agricultura/ Generalitat da Catalunha.
https://govern.cat

Comentários ao artigo

Este espaço não é uma zona de consultas aos autores dos artigos mas sim um local de discussão aberto a todos os utilizadores de 3tres3
Insere um novo comentário

Para fazeres comentários tens que ser utilizador registado da 3tres3 e fazer login

Artigos relacionados

Última hora

Um boletim periódico de notícias sobre o mundo suinícola

Não estás inscrito na lista

faz login e inscreve-te na lista