TwitterLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0
Leia este artigo em:

Canadá: Previsões para a produção suína em 2022

O sector suinícola canadiano verá como os níveis de abate recuperam ligeiramente em 2022 em comparação com 2021.

13 Abril 2022
TwitterLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0

Prevê que a produção de leitões em 2022 seja inferior à de 2021, principalmente devido à Diarreia Epidémica Suína e a problemas no processamento. A preocupação mundial com os fornecimentos e o acesso a rações e fertilizantes, juntamente com os impactos actuais da seca de 2021, poderão fazer com que as condições instáveis referentes às rações persistam durante algum tempo.

As exportações de porcos vivos deverão aumentar em consequência das contínuas interrupções no processamento de carne no Leste do Canadá. A Olymel está a proceder ao encerramento da linha de abate nas suas instalações de Princeville, que obrigará a deslocar cerca de 702 mil cabeças por ano. A Olymel também informou que acabará com o segundo turno de abate na sua unidade de Yamachiche em Abril de 2022, já que a empresa se centra em aumentar a sua produção através da recolocação dos trabalhadores nos turnos de fabrico. Em última instância, isto faz com que a Olymel compre menos 1,2 milhões de porcos por ano. Entretanto, isto afectará os suinicultores do Ontário e Québec. Os primeiros relatórios sugerem que alguns porcos acabarão no Manitoba e outros nas fábricas do Ontário e do Québec. Contudo, os produtores optarão pelas exportações para os Estados Unidos e, dependendo do mercado, poderá haver uma redução da produção.

Exportações canadianas de porcos não reprodutores para os Estados Unidos. **Previsão. Fonte: USDA via Trade Data Monitor, LLC/FAS/Ottawa.
Exportações canadianas de porcos não reprodutores para os Estados Unidos. **Previsão. Fonte: USDA via Trade Data Monitor, LLC/FAS/Ottawa.

O USDA prevê que as exportações de porcos de engorda para os Estados Unidos, em 2022, se mantenham estáveis relativamente às de 2021. O Manitoba continuará a ser o principal fornecedor de porcos de engorda, mas serão exportados mais animais no Leste de Canadá em resultado da redução do abate da Olymel. O Manitoba manterá um maior número de porcos de engorda na Província em resultado de um aumento de espaço, mas a produção de leitões desmamados continuará a superar a capacidade de abate e as relações a longo prazo entre os produtores canadianos e os engordadores norte-americanos que apoiarão o movimento contínuo de leitões desmamados para serem engordados nos Estados Unidos. As exportações de porcos para abate prevê-se que sejam manos 13% que em 2021, devido à expectativa de que o atraso de porcos de abate no Québec será eliminado em finais do primeiro trimestre de 2022, mas o aumento das exportações de porcos para abate manter-se-á à medida que os porcos do Québec e do Ontário sejam deslocados devido às reduções de abate na Olymel.

Prevê-se que os pesos em carcaça em 2022 diminuam 3%, já que os pesos em carcaça forma mais pesados devido a problemas como a escassez de mão-de-obra, os problemas na cadeia de abastecimento e uma greve na fábrica. Contudo, prevê-se um crescimento de 1% nos abates para 2022, já que a capacidade melhora nalgumas unidades apesar da redução da Olymel.

Espera-se que as exportações de carne de porco atinjam os 1,485 milhões de toneladas métricas em 2022. O Canadá teve uma descida significativa no volume de exportação para a China devido às restrições da COVID-19 e à recuperação do efectivo chinês de suínos. Como a Olymel procura centrar-se mais nos produtos de valor acrescentado, tentará aumentar as exportações destes produtos em 2022. O Canadá continuará a olhar para os os mercados asiáticos para aumentar a actividade e o valor das exportações.

Prevê que as importações de carne de porco diminuam 1% em 2022, já que a procura interna está parada e as existências de armazenamento estão em máximos históricos. Contudo, as importações continuam a ser apoiadas pela preferência dos consumidores por cortes específicos. Os Estados Unidos continuarão a ser o principal mercado de origem das importações.

1 de Abril de 2022/ USDA/ Estados Unidos.
https://apps.fas.usda.gov/

Comentários ao artigo

Este espaço não é uma zona de consultas aos autores dos artigos mas sim um local de discussão aberto a todos os utilizadores de 3tres3
Insere um novo comentário

Para fazeres comentários tens que ser utilizador registado da 3tres3 e fazer login

Artigos relacionados

Última hora

Um boletim periódico de notícias sobre o mundo suinícola

Não estás inscrito na lista

faz login e inscreve-te na lista