X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0
Leia este artigo em:

Brasil deve colher 265,9 milhões de toneladas de grãos na colheita 2020/2021

Perspectiva de recorde é mantida apesar de estimativa ter reduzido devido à falta de chuvas no Sul do país.

15 Dezembro 2020
X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0

O Brasil deverá colher 265,9 milhões de toneladas de grãos na colheita 2020/2021, sendo 9 milhões de toneladas (3,5%) a mais na comparação com a temporada de 2019/2020. A projecção integra o 3º Levantamento da Colheita de grãos 2020/21, divulgado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

Apesar de o montante ser 3,1 milhões de toneladas menor em relação a Novembro, decorrente da falta de chuvas na Região Sul, a perspectiva continua a de um novo recorde.

De acordo com a Conab, há previsão de crescimento de 1,6% da área cultivada, totalizando 67 milhões de hectares.

A soja e milho correspondem a 89% da produção de grãos. Para a soja, é estimado crescimento de 3,3% na área e a produção pode chegar a 134,5 milhões de toneladas, colocando o país como o maior produtor mundial da oleaginosa.

Para a colheita total de milho primeira, segunda e terceira colheitas, a produção estimada totaliza 102,6 milhões de toneladas. Segundo a Conab, mesmo com o aumento de preços no mercado externo, procura do sector de proteína animal e a redução esperada dos stocks de passagem, não há risco de falta de milho no país. Além disso, já se observa aumento da oferta com necessidade de abertura de espaço para armazenagem da colheita do início de 2021.

Exportação

Em relação ao milho, foram exportadas 27,7 milhões de toneladas no ano-colheita actual, o que representa 20% a menos que no mesmo período do ano-colheita anterior. Foi mantida a previsão de exportações em 34,5 milhões de toneladas até o final de Janeiro, quando termina a temporada. Em Novembro, os embarques alcançaram 4,8 milhões de toneladas, 19% a mais que no mesmo período do ano passado.

Para a soja, a Conab estima 83,6 milhões de toneladas em vendas para o mercado externo, sendo que até Novembro já foram exportadas 82,9 milhões de toneladas. Confirmado esse número, haverá recorde da série histórica. Para o próximo ano, são esperadas cerca de 85 milhões de toneladas, o que representaria aumento de 1,67%.

10 de Dezembro de 2020 / MAPA / BRASIL.
https://www.gov.br/agricultura

Comentários ao artigo

Este espaço não é uma zona de consultas aos autores dos artigos mas sim um local de discussão aberto a todos os utilizadores de 3tres3
Insere um novo comentário

Para fazeres comentários tens que ser utilizador registado da 3tres3 e fazer login

Não estás inscrito na lista Última hora

Um boletim periódico de notícias sobre o mundo suinícola

faz login e inscreve-te na lista