A Organização de Consumidores Europeus (BEUC) publicou o relatório "Primeiro plano da carne que comemos - Os consumidores querem etiquetas honestas" onde dá a conhecer algumas situações enganadoras na colocação de alguns profutos no mercado, como sejam os croquetes que contêm metade da quantidade de carne declarada na etiqueta e o uso de sulfitos para fazer com que a carne picada tenha um aspecto mais fresco e a venda de frango como vitela nas kebabs.
A etiquetagem dos alimentos dá informação aos consumidores sobre o produto que irão consumir e ajuda-os na sua decisão de compra. Portanto, as etiquetas de produtos como hamburgueres, salchichas, etc., deveriam dizer que tipo de carne e que quantidade leva.
A Directora-Geral da BEUC, Monique Goyens, declarou: "Os consumidores devem poder confiar na etiqueta dos alimentos que compram. Se queremos seriamente reconstruir a confiança na carne, os Estados Membros da UE devem reforçar os controlos e assegurar que as etiquetas são completas e exactas.
A BEUC emitiu uma série de recomendações de como intensificar os controlos sobre os aditivos utilizados nos produtos que contêm carne e tomar medidas precisas contra a fraude nos alimentos.
O relatório baseia-se nas análises realizadas por sete organizações membros da BEUC nos últimos meses.
Quarta-Feira, 4 de Novembro de 2015/ BEUC/ Bruxelas.
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