Leia este artigo em:

Espanha: medidas de ajuda para a indústria da carne

O Ministério da Agricultura, Pesca e Alimentação partilha a preocupação do sector e estabeleceu um plano de trabalho com a ANICE.

6ª feira 29 Novembro 2019 (há 13 dias)
gosto

A Associação Nacional de Indústrias da Carne de Espanha (ANICE), acompanhada pela Federação Espanhola de Indústrias da Alimentação e Bebidas (FIAB), reuniram-se com o Secretário-Geral de Agricultura e Alimentação do Ministério da Agricultura, Pesca e Alimentação (MAPA), Fernando Miranda, para concretizar as medidas de apoio para paliar a situação na que se encontram as empresas fabricantes de transformados de carne, em momentos especialmente convulsivos para o sector provocados pela grande procura de carne por parte da China e de outros países da Ásia.

Acções

Definiram-se as seguintes acções:

  • A abertura de uma linha de financiamento, com a participação do ICO e da SAECA.
  • O envio das conclusões das “Jornadas de reflexão sobre a cadeia de valor do sector da carne de porco”, realizada no passado mês de Outubro, numa iniciativa pioneira do Observatório da Cadeia Alimentar e onde se pôde transferir para todos os integrantes da mesma, incluindo as organizações da distribuição comercial, o enorme aumento de custos da carne de porco e das dificuldades que isto coloca às indústrias transformadoras espanholas.
  • A celebração de uma próxima reunião do Ministério com representantes da grande distribuição comercial para lhes apresentar a sua preocupação por esta conjuntura da indústria transformadora da carne, bem como a problemática dos sectores afectados pelas taxas de entrada nos Estados Unidos.
  • A informação à Comissão Europeia da conjuntura da indústria transformadora, comum a toda a UE e a necessidade de articular medidas à escala comunitária, perante um contexto de mercado que variou substancialmente e que perdurará no tempo.
  • O apoio à exportaçãp de produtos cárneos transformador e aos planos de promoção que potenciem a internacionalização destes produtos.
  • O acompanhamento do mercado do suíno, custos e evolução da oferta, bem como a procura no mercado doméstico.

O prioritário, assegurar a repartição do valor acrescentado ao longo da cadeia de valor

A ANICE pediu ao Ministério que finalize e torne públicas as conclusões das “Jornadas de reflexão sobre a cadeia de valor do sector da carne de porco”, celebrada no passado mês de Outubro, na que se puderam constatar as dificuldades que o aumento de custos está a colocar às indústrias transformadoras espanholas.

Para a ANICE é essencial proteger este tecido empresarial do país, composto por milhares de PME's e também garantir o abastecimento interno de matéria-prima. A não ser assim, esta situação pode conduzir a uma grave perda de empresas e postos de trabalho, a maioria em zonas rurais e a uma falta de abastecimento de carne de porco no mercado espanhol.

Igualmente, para evitar a repetição destas circunstâncias, a ANICE solicitou que se inclua no Código de Boas Práticas Mercantis e na Lei 12/2013 de medidas de funcionamento da cadeia alimentar, uma cláusula que permita a revisão dos acordos comerciais nos casos em que se produza uma alteração excepcional dos mercados.

Pedido a Bruxelas

As Associações das Indústrias da Carne de Itália e Espanha manifestaram, à Comissão Europeia, a sua preocupação perante a grave situação pela que atravessam as indústrias transformadoras de produtos de suíno da UE.

Uma situação que ameaça manter-se no tempo, tendo em conta que as previsões de recuperação do sector suinícola na China não acontecerão antes de cinco anos, um período suficiente para que a maioria dos fabricantes europeus se vejam obrigados a cessar as suas actividades.

Por isso, a UNICEB, a Associação da Indústria das Carnes de Itália e a ANICE e a ANAFRIC, como organizações representativas da indústria das carnes em Espanha, enviaram um documento à Comissão Europeia pedindo que adopte medidas urgentes para assegurar o abastecimento de carne de porco na União Europeia e que aliviem a situação das indústrias transformadoras.

Terça-Feira, 26 de Novembro de 2019/ ANICE/ Espanha.

Comentários ao artigo

Este espaço não é uma zona de consultas aos autores dos artigos mas sim um local de discussão aberto a todos os utilizadores de 3tres3
Insere um novo comentário

Para fazeres comentários tens que ser utilizador registado da 3tres3 e fazer login

Ainda não és utilizador registado de 333?regista-tee acede a preços dos porcos, pesquisador, ...
É gratuito e rápido
Já estás registado na 333?LOGINSe esqueceste a tua password nós enviamos novamente aqui

tags

Última hora

Um boletim periódico de notícias sobre o mundo suinícola

Não estás inscrito na lista

06-Dez-201929-Nov-201922-Nov-201915-Nov-2019

faz login e inscreve-te na lista

Ainda não és utilizador registado de 333?regista-tee acede a preços dos porcos, pesquisador, ...
É gratuito e rápido
Já estás registado na 333?LOGINSe esqueceste a tua password nós enviamos novamente aqui