Leia este artigo em:

Agricultura biológica na UE: sector em rápido crescimento

O impressionante crescimento da produção biológica em 70% nos últimos dez anos reflecte a importância conquistada pelo sector.

4ª feira 27 Março 2019 (há 4 meses 26 dias)
gosto

Entre 2010 e 2017, houve um grande aumento da quantidade de terras agrícolas na UE dedicadas à agricultura biológica, de acordo com o relatório de mercado sobre agricultura biológica na UE e sobre as importações biológicas, "Organic farming in the EU: A fast growing sector".

Em todo o mundo, em 2017, 69,8 milhões de hectares foram cultivados biologicamente (incluindo a área convertida a biológico). A UE atingiu 12,6 milhões de hectares, o que representa 18% da área biológica global e 7% do total das terras agrícolas da UE. O impressionante crescimento da produção biológica em 70% nos últimos dez anos reflecte a importância conquistada pelo sector. Isso reflecte-se no tamanho do mercado da UE, com quase 34.300 milhões de euros em vendas de produtos biológicos no mercado retalhista em 2017. Esse consumo interno crescente é complementado por um sólido sector de importação, com procura por frutas tropicais e nozes biológicas, que provou ser particularmente significativo.

No total, foram 14.000 novos participantes no sector biológico entre 2010 e 2017, embora isso tenha sido parcialmente compensado por 10.000 operadores que antes eram biológicos e que retornaram à agricultura convencional. Os principais catalisadores para este retorno à agricultura não-orgânica incluem restrições de produção ou anos de más colheitas.

As importações de alimentos biológicos para a UE totalizaram 3,4 milhões de toneladas em 2018, sendo o maior fornecedor chinês com mais de 415.000 toneladas de produtos fornecidos ao mercado europeu, representando 12,7% do mercado total. No entanto, o Equador, a República Dominicana, a Ucrânia e a Turquia detinham cotas de mercado significativas. Os principais produtos importados foram frutas tropicais, castanhas, cereais e bolos.

No que diz respeito à carne biológica, apesar de uma cota de mercado relativamente baixa na maioria dos países da UE, as vendas a retalho indicam um crescimento elevado, até 12% em Itália e 13% no Reino Unido.

Quinta-feira, 7 de Março de 2019/ DG Agriculture and Rural Development/ União Europeia.
https://ec.europa.eu/

Artigos relacionados

Notícias

Notícias da Economia

Comentários ao artigo

Este espaço não é uma zona de consultas aos autores dos artigos mas sim um local de discussão aberto a todos os utilizadores de 3tres3
Insere um novo comentário

Para fazeres comentários tens que ser utilizador registado da 3tres3 e fazer login

Ainda não és utilizador registado de 333?regista-tee acede a preços dos porcos, pesquisador, ...
É gratuito e rápido
Já estás registado na 333?LOGINSe esqueceste a tua password nós enviamos novamente aqui

tags

Última hora

Um boletim periódico de notícias sobre o mundo suinícola

Não estás inscrito na lista

02-Ago-201926-Jul-201919-Jul-201912-Jul-2019

faz login e inscreve-te na lista

Ainda não és utilizador registado de 333?regista-tee acede a preços dos porcos, pesquisador, ...
É gratuito e rápido
Já estás registado na 333?LOGINSe esqueceste a tua password nós enviamos novamente aqui