X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0
Leia este artigo em:

2022, novo ano de incertezas para fileira suinícola mundial

Segundo o último relatório do Rabobank, estas são as previsões para os mercados de carne de porco mais importantes do mundo.

1 Fevereiro 2022
X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0

Segundo o resumo do relatório Global Pork do Rabobank relativo a este primeiro trimestre, a Covid-19 continua a ser a maior incerteza para a cadeia mundial de fornecimento de carne de porco. A pandemia provocou muitas alterações na gestão da cadeia de fornecimento e nos padrões de consumo, que continuarão a evoluir.

Os custos dos factores de produção continuam a aumentar: os preços dos transportes, os preços da energia e os preços dos cereais forrageiros, juntamente com os custos laborais, são um desafio para as cadeias de fornecimento da carne de porco. Numa economia em desaceleração, aos produtores e aos processadores é-lhes difícil transferir todos os custos adicionais para os consumidores, pelo que as margens estarão sob pressão.

É provável que as importações e as exportações mundiais de carne de porco diminuam relativamente aos níveis de 2021, principalmente devido às reduções das importações da China à medida que a sua produção recupera. Ainda que os países importadores tradicionais, principalmente o Japão e a Coreia do Sul, e alguns novos países importadores provavelmente venham a aumentar as suas importações, os principais exportadores deverão encontrar um novo equilíbrio entre a oferta e a procura.

Estes são os principais aspectos destacados pelo relatório do Rabobank:

  • China: A débil procura pressiona, em baixa, os preços do porco. A produção de carne de porco crescerá, impulsionada pela melhoria da qualidade das porcas reprodutoras.
  • Europa: A sobre-oferta na Europa mantém a pressão de descida sobre os preços. A Peste Suína Africana propaga-se no norte de Itália, o que pode complicar o comércio.
  • EUA: A redução do fornecimento de suínos na primeira metade do ano dará um suporte aos preços e ajudará a compensar o aumento dos custos. A Covid interrompe o abate e a distribuição, ameaçando a procura.
  • Brasil: O clima seco volta a fazer subir os preços das rações. Espera-se que o ano eleitoral traga mais volatilidade ao mercado dos suínos.
  • Sudeste Asiático: tanto os surtos de Covid como os de Peste Suína Africana afectam os mercados da carne de porco do Sudeste Asiático. A produção de carne de porco no Vietname e nas Filipinas crescerá, ainda que lentamente.
  • Japão: a procura está-se a debilitar à medida que a Covid se continua a propagar. As importações de carne de porco são fortes, já que a carne de bovino é mais cara.

Janeiro de 2022/ Rabobank.
https://research.rabobank.com

Comentários ao artigo

Este espaço não é uma zona de consultas aos autores dos artigos mas sim um local de discussão aberto a todos os utilizadores de 3tres3
Insere um novo comentário

Para fazeres comentários tens que ser utilizador registado da 3tres3 e fazer login

Não estás inscrito na lista Última hora

Um boletim periódico de notícias sobre o mundo suinícola

faz login e inscreve-te na lista

Artigos relacionados