Leia este artigo em:

Suplementação de butirato sódico em porcos de acabamento para o controlo de Salmonella

A presença de porcos portadores assintomáticos de Salmonella ao abate pode resultar em contaminação da carcaça mas a suplementação dietética com ácidos orgânicos ou os seus sais pode ser uma estratégia potencial para o seu controlo.

5ª feira 28 Setembro 2017 (há 2 meses 18 dias)

A presença de porcos portadores assintomáticos de Salmonella ao abate pode resultar em contaminação da carcaça mas a suplementação dietética com ácidos orgânicos ou os seus sais pode ser uma estratégia potencial para o seu controlo.

Os objectivos do presente estudo foram avaliar, em condições de campo, com base em duas explorações seleccionadas com uma alta prevalência de Salmonella, a capacidade do butirato sódico suplementado na dieta antes do abate para reduzir a excreção fecal e os níveis de Salmonella intestinal e o impacto sobre o crescimento em porcos de acabamento. Também foi realizada uma análise custo-benefício em função dos resultados. Foram realizados dois ensaios (A e B) em duas explorações comerciais com elevada seroprevalência de Salmonella. Em ambos os ensaios, foram aleatoriamente atribuídos currais (14 currais de 12 porcos no ensaio A e 12 currais de 12-17 porcos no ensaio B) a um controlo (sem aditivo) ou a um grupo tratamento com 3 kg de butirato sódico/t durante 24-28 dias, dependendo do ensaio. Foram recolhidas fezes de cada porco nos dias 0, 12 e 24/28 e assim como amostras de sangue, conteúdo cecal e gânglios linfáticos ileocecais/mesentéricos no matadouro. Os porcos foram pesados ao início e ao final dos ensaios, foi registado o consumo de alimento e os parâmetros de qualidade da carcaça ao abate.

No final do ensaio A, a excreção de Salmonella foi menor para o tratamento em comparação com o controlo (30% relativamente a 57% de probabilidades de detectar Salmonella nas fezes, respectivamente). Isto refletiu-se nos resultados da serologia, com a detecção de uma menor seroprevalência no grupo tratamento (69,5% relativamente a 89%). Por outro lado, não foi observado nenhum efeito sobre a eliminação fecal ou a seroprevalência no Ensaio B, o que poderá ser explicado pela detecção de uma infecção concomitante com Lawsonia intracellularis. Não foram observadas diferenças nas taxas de recuperação de Salmonella no conteúdo cecal ou nos gânglios linfáticos. Além disso, o consumo, o ganho de peso e a eficiência de conversão alimentar (FCE) não diferiram entre os grupos. Foram observadas melhorias numéricas para o ganho de peso e o FCE para o grupo suplementado com butirato de sódio, o que deu um benefício de custo de 0,04 €/kg de ganho de peso vivo. Os resultados sugerem que o butirato sódico, a 3 kg/t de ração, para os porcos no final da engorda, 24-28 dias antes do abate, foi eficaz a reduzir a excreção e a seroprevalência de Salmonella, mas talvez apenas em ausência de co-infecções. No entanto, a suplementação de butirato sódico a este nível não foi suficiente para modificar a presença a nível intestinal, nem reduziu a seroprevalência abaixo do ponto de corte (50%) utilizado para a categoria de alto risco de Salmonella em condições comerciais Irlandesas.

Walia, K., Argüello, H., Lynch, H., Leonard, F. C., Grant, J., Yearsley, D., Kelly, S., Duffy, G., and Gardiner, E.G., (2016). Effect of feeding sodium butyrate in the late finishing period on Salmonella carriage, seroprevalence, and growth of finishing pigs. Preventive veterinary medicine, 131, 79-86. https://doi.org/10.1016/j.prevetmed.2016.07.009

Comentários ao artigo

Este espaço não é uma zona de consultas aos autores dos artigos mas sim um local de discussão aberto a todos os utilizadores de 3tres3

Para fazeres comentários tens que ser utilizador registado da 3tres3 e fazer login

Ainda não és utilizador registado de 333?regista-tee acede a preços dos porcos, pesquisador, ...
É gratuito e rápido
Já estás registado na 333?LOGINSe esqueceste a tua password nós enviamos novamente aqui

tags

Nutrimail

Um boletim mensal de notícias sobre a nutrição dos suínos

Não estás inscrito na lista

30-Nov-201726-Out-201728-Set-201731-Ago-2017

faz login e inscreve-te na lista

Ainda não és utilizador registado de 333?regista-tee acede a preços dos porcos, pesquisador, ...
É gratuito e rápido
Já estás registado na 333?LOGINSe esqueceste a tua password nós enviamos novamente aqui