Leia este artigo em:

Níveis de alimentação entre o desmame e a cobrição e na primeira semana de gestação

Esta experiência foi levada a cabo para avaliar os efeitos do nível de alimentação entre o desmame e o cio e durante a primeira semana de gestação sobre o rendimento reprodutivo das porcas.

6ª feira 6 Outubro 2017 (há 2 meses 10 dias)

Esta experiência foi levada a cabo para avaliar os efeitos do nível de alimentação entre o desmame e o cio (WEI) e durante a primeira semana de gestação (1WK) sobre o rendimento reprodutivo das porcas.

Foram utilizadas um total de 543 do desmame ao parto. Realizou-se um desenho factorial 2 × 2 com 2 níveis de alimentação durante o WEI (2,8 ou 5,2 kg/d) e 2 níveis de alimentação durante a primeira semana de gestação (2 ou 3 kg/d). Os tratamentos experimentais foram: Baixo-WEI, Baixo-1WK (LL), Alto-WEI, Baixo-1WK (HL), Baixo-WEI, Alto-1WK (LH) e Alto WEI, Alto-1WK (HH). As fêmeas foram alojadas individualmente, homogeneizadas por condição corporal (1 = magra, 2 = ideal, 3 = gorda), por paridade (P1, P2 e P3 +) e aleatoriamente atribuídas aos diferentes tratamentos. A condição corporal média foi de 2,1 ± 0,52 e a paridade foi de 2,8 ± 1,46. As porcas foram alimentadas com base em farinha de milho e soja com 3,4 Mcal ME/kg e 1,3% SID lisina durante o WEI e 3,2 Mcal ME/kg e 0,78% SID lisina durante a gestação. Posteriormente, todas as porcas foram alimentadas com 2 kg/d da dieta de gestação até ao parto. Foram analisados os resultados utilizando modelos lineares generalizados com o curral como unidade experimental e a semana como efeito aleatório. O índice de peso por nascidos vivos foi calculado como taxa de parto × taxa de nascidos vivos × 100 × peso vivo dos nascidos vivos.

Não houve interacção de paridade ou condição corporal com os tratamentos dietéticos. Foi observado um aumento na taxa de partos (93,3 relativamente a 88,3%, SEM = 2,78%) quando as porcas foram alimentadas com níveis de alimentação altos ou baixos durante o WEI. Não houve diferenças entre os tratamentos dietéticos na totalidade dos leitões nascidos ou de fetos mumificados. Foi detectada uma interacção WEI × 1WK para o número de nascidos mortos nos quais o aumento dos níveis de alimentação em WEI e 1WK aumentou a taxas de nados mortos (HH: 7,6 relativamente a HL: 5,0%, SEM = 0,93%). Em consequência, uma interacção marginalmente significativa indicou que para HH a taxa de nascidos vivos era menor que a de HL (89,9 vs 92,4%, SEM = 0,85%). Foi observado um aumento no índice de peso por nascidos vivos quando os níveis de alimentação eram altos durante a WEI em comparação com os baixos. Além disso, houve uma interacção marginalmente significativa para o peso ao nascimento dos nascidos totais, nascidos vivos e nascidos mortos, onde HH tinha menor peso ao nascimento comparado com HL.

Em conclusão, a alimentação de 5,2 kg/d durante o periodo de desmame ao cio aumentou a taxa de parto em 5% . No entanto, os altos níveis de alimentação na primeira semana de gestação aumentaram a taxa de nados mortos e reduziram o peso ao nascimento dos leitões.

Almeida, L., Goncalves, M. A. D., Orlando, U. A. D., and Maiorka, A. (2017). Effects of feeding levels during wean-to-estrus interval and first week of gestation on reproductive performance of sows. Journal of Animal Science, 95 (supplement2), 76-77. doi: 10.2527/asasmw.2017.12.162

Comentários ao artigo

Este espaço não é uma zona de consultas aos autores dos artigos mas sim um local de discussão aberto a todos os utilizadores de 3tres3

Para fazeres comentários tens que ser utilizador registado da 3tres3 e fazer login

Ainda não és utilizador registado de 333?regista-tee acede a preços dos porcos, pesquisador, ...
É gratuito e rápido
Já estás registado na 333?LOGINSe esqueceste a tua password nós enviamos novamente aqui

tags

Nutrimail

Um boletim mensal de notícias sobre a nutrição dos suínos

Não estás inscrito na lista

30-Nov-201726-Out-201728-Set-201731-Ago-2017

faz login e inscreve-te na lista

Ainda não és utilizador registado de 333?regista-tee acede a preços dos porcos, pesquisador, ...
É gratuito e rápido
Já estás registado na 333?LOGINSe esqueceste a tua password nós enviamos novamente aqui