Leia este artigo em:

DDGS tratados com enzimas degradadoras de fibra com ou sem incubação húmida

A incubação em água tratada de ingredientes com elevado conteúdo fibroso, como os DDGS, pode melhorar o valor nutricional da fracção de carbo-hidratos que contêm.

5ª feira 23 Novembro 2017 (há 18 dias)

A incubação em água tratada (“steeping”, 30-40 h) de ingredientes com elevado conteúdo fibroso, como os DDGS, pode melhorar o valor nutricional da fracção de carbo-hidratos que contêm.

Foi avaliado o rendimento dos porcos em crescimento alimentados com dietas que continham DDGS tratados com uma mistura de β-glucanase e xilanase (XB) com ou sem “steeping” prolongado. Os tratamentos foram 1) dieta baseada em farinha de milho e soja com 30% de DDGS (C), 2) C + XB sem “steeping” (XBNS) e 3) C + XB com o DDGS impregnado com XB (16% DM) durante 3 a 8 dias a 40ºC (XBS). Todas as dietas continham fitase (750 FTU/kg) e cobriam as necessidades para porcos de crescimento. As actividades objectivo para XB nos DDGS foram 1050 e 5500 U/g de β-glucanase e xilanase, respectivamente.

Foram recolhidas amostras durante o “steeping” dos DDGS e da ração para análise de pH. Um total de 144 porcos (25 kg de peso corporal) foram distribuídos em currais (3 machos castrados e 3 inteiros) com base no peso inicial e colocados nos três tratamentos com base num programa de alimentação de duas fases (3 semanas/fase). As dietas foram fornecidas através de um sistema de alimentação líquida controlada por computador. A relação ração: água foi 1: 4 e foi fornecida quatro vezes por dia. Os porcos tiveram acesso livre à água. No final da experiência, foi abatido um porco por curral para as medições gastro-intestinais. o pH médio dos DDGS tratados com “steeping” nos dias 0, 1, 3, 5 e 8 foi 4,42, 3,65, 3,86, 3,89 e 3,92, respectivamente. O pH das dietas no momento da apresentação foi menor para XBS (4,7) em comparação com C e XBNS (5,5).

Os porcos alimentados com XBNS tiveram um ganho médio diário (GMD) maior que C na fase 1 e na 2. O GMD geral foi maior para XBNS que XBS, enquanto que para os porcos que receberam C foi semelhante aos porcos XBS. Não houve efeitos no consumo médio diário (CMD) durante toda a experiência. No entanto, os porcos alimentados com XBS apresentaram um CMD numericamente menor na fase 1 (-4,0%) e fase 2 (-5,2%) em relação aos porcos XBNS. Além disso, os porcos que receberam XBNS (1,68) e XBS (1,69) tiveram melhor índice de conversão que C (1,78) durante a fase 1. Os tratamentos não influenciaram o peso vazio do tracto gastro-intestinal.

Em conclusão, o tratamento de DDGS com XB com ou sem “steeping” resultou numa melhoria da eficiência durante as primeiras 3 semanas, o que sugere a degradação por XB dos componentes fibrosos da dieta que podem limitar a utilização de nutrientes nos porcos mais jovens. A suplementação com XB melhorou o GMD quando os DDGS não foram tratados em “steeping”, no entanto, o “steeping” parece reduzir a ingestão de alimento, resultando num GMD menor.

Rho, Y., Moran, K., Wey, D., Zhu, C., Walsh, M. C., Kiarie, E., van Heugten, E. and de Lange, C. F. M. (2017). 082 Growth performance responses of growing pigs when fed corn-soybean meal diets with corn DDGS treated with fiber degrading enzymes with or without extended steeping. Journal of Animal Science, 95(supplement2), 38-39. https://doi:10.2527/asasmw.2017.082

Comentários ao artigo

Este espaço não é uma zona de consultas aos autores dos artigos mas sim um local de discussão aberto a todos os utilizadores de 3tres3

Para fazeres comentários tens que ser utilizador registado da 3tres3 e fazer login

Ainda não és utilizador registado de 333?regista-tee acede a preços dos porcos, pesquisador, ...
É gratuito e rápido
Já estás registado na 333?LOGINSe esqueceste a tua password nós enviamos novamente aqui

tags

Nutrimail

Um boletim mensal de notícias sobre a nutrição dos suínos

Não estás inscrito na lista

30-Nov-201726-Out-201728-Set-201731-Ago-2017

faz login e inscreve-te na lista

Ainda não és utilizador registado de 333?regista-tee acede a preços dos porcos, pesquisador, ...
É gratuito e rápido
Já estás registado na 333?LOGINSe esqueceste a tua password nós enviamos novamente aqui