XVIII Congresso Abraves terá abordagem inédita de bem-estar animal

O bem-estar animal além da gestação em grupo, com debates sobre a sua relação com o maneio, ambiente e enriquecimento ambiental com ganhos de produtividade serão discutidos durante o evento, de 17 a 19 de Outubro, em Goiânia

2ª feira 9 Outubro 2017 (há 8 dias)

Numa actividade dinâmica e em constante transformação como a suinicultura, o bem-estar animal desponta entre os temas que mais ganharam importância nos últimos anos. O primeiro dia do XVIII Congresso Abraves, dia 17 de Outubro, será dedicado inteiramente ao assunto. O Painel Bem-estar de Suínos, fará uma abordagem ampla e vai tratar o tema muito além da gestação de porcas em grupo, abrangendo medidas de maneio noutras fases de produção, promovendo não somente o bem-estar, mas melhorando a saúde e o desempenho do efectivo, antecipou a médica veterinária membro da comissão organizadora deste Painel e coordenadora Geral de Agregação de Valor do Departamento de Desenvolvimento das Cadeias Produtivas e da Produção Sustentável do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Charli Ludtke. “Nosso objectivo é mostrar que investir em bem-estar na suinicultura gera e agrega valor na propriedade rural de forma global”.

A cadeia como um todo já vem evoluindo nesta questão, todas as grandes agroindústrias brasileiras já assumiram o compromisso público de adoptar o conceito de bem-estar animal nos próximos 10 anos. Estas acções também têm influenciado os produtores independentes, o que reforça a importância de destacar o tema sob seus vários aspectos, defendeu o médico veterinário membro da comissão organizadora do XVIII Congresso Abraves, Iuri Pinheiro Machado. “A gestação coletiva é um pré-requisito para o bem-estar, mas ele não se restringe a isso. Vamos discutir outras questões, como enriquecimento ambiental, por exemplo, que é uma ferramenta de bem-estar pouco adoptada e que pode trazer outros benefícios ao desempenho zootécnico", destacou o especialista. Ele salienta que o Brasil tem amadurecido muito bem nesta direção.

“A cadeia produtiva tem evoluído no bem-estar animal de uma maneira bastante positiva. As discussões têm sido abrangentes, envolvendo o setor como um todo, incluindo a academia, associações de produtores, agroindústrias e cooperativas. Enfim, já existe um consenso de que é necessário e possível investir em bem-estar animal, envolvendo investimentos em educação, manejo e instalações”, disse Machado. O painel é realizado pela Associação Brasileira de Veterinários Especialistas em Suínos (Abraves) em parceria com o Mapa, com a Associação Brasileira de Criadores de Suínos (ABCS), a Embrapa Suínos e Aves e a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA). Outras informações sobre o XVIII Congresso Abraves podem ser obtidas através do site do evento (www.abraves2017.com.br), pelo telefone (62) 3241.3939 ou pelo e-mail abraves2017@gmail.com.

Programação

O Painel Bem-estar de Suínos será dividido em três temas: “Gestação Coletiva de Matrizes Suínas”, “Boas Práticas no Manejo Geral” e “Conforto e Desempenho: Ambiência e Climatização”. A programação do Painel de Gestação Coletiva de Matrizes Suínas será aberta pela coordenadora do Curso de Tecnologia em Agroecologia do Instituto Federal de Brasília (IFB), Julia Eumira Gomes Neves, com uma apresentação sobre “Resultados científicos de trabalhos brasileiros: Gestação Coletiva X Individual”. Em seguida, a médica veterinária Juliana Ribas vai destacar “Principais diferenças de manejo em diferentes sistemas de gestação coletiva: opções de manejo de arraçoamento”. Logo depois, o ex-presidente da Associação Brasileira de Criadores de Suínos (ABCS) e produtor da Granja Miunça, Rubens Valentini, vai debater “Experiência brasileira na implantação da gestação coletiva: sucesso daqueles que já estão utilizando o sistema de gestação coletiva”.

No período da tarde, a programação científica começa com o Painel Boas Práticas no Manejo Geral, que será moderado pelo médico veterinário doutor em Ciência Animal e consultor, Cleandro Pazinato Dias. O professor da Universidade Estadual de Londrina (UEL) Caio Abércio vai iniciar os debates com o tema “Evitando a Castração: Perspectivas”. Na sequência, o professor da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo (FMVZ/USP), Adroaldo Zanella, vai discutir “Enriquecimento Ambiental para Suínos”. Este painel será encerrado pela médica veterinária Juliana Ribas com um debate sobre “Manejos com os recém-nascidos: o que é necessário?”. Logo depois de um breve intervalo, a programação segue com o Painel Conforto e Desempenho: Ambiência e Climatização, moderado pelo pesquisador da Embrapa, Osmar Dalla Costa. O professor da Esalq/USP, Iran José Oliveira da Silva, vai apresentar “Critérios de Avaliação da Ambiência em Granjas Suínas: Relação Conforto Animal X Índices Zootécnicos X Bem-Estar Animal”. Os debates serão encerrados pelo médico veterinário e coordenador de Pecuária na Frísia Cooperativa Agroindustrial, Ricardo Cogo, que vai ministrar a palestra “Impacto Produtivo e Econômico da Climatização de Granjas – Case de Sucesso”. 55

Apoio

O principal encontro da suinocultura no Brasil já tem o apoio das principais empresas do setor, como o patrocínio Ouro da MSD e Hipra, o patrocínio Prata da Big Dutchman, Crystal Spring e De Heus, além do patrocínio Bronze das empresas Agroceres Multimix, APC, Biomin, Boehringer Ingelheim, Ceva, Des-Vet, Evance, Farmabase, Huvepharma, Inata, InfoporcBrasil, NutriQuest TechnoFeed, Tecnomerc, Sauvet, TopGen, Vansil e Vetoquinol e como Outros Patrocinadores das empresas APPA, Bayer, Bretanha, Choice Genetics, Hemoprot, Kemin, MCassab, Nutriad, Ordemilk e Zinpro.

O XVIII Congresso Abraves tem o apoio institucional da Associação Brasileira de Criadores de Suínos (ABCS), Associação Goiana de Suinocultores (AGS), Associação dos Granjeiros Integrados do Estado de Goiás (AGIGO), CRMV-GO, Embrapa Suínos e Aves, Escola de Veterinária e Zootecnia da Universidade Federal de Goiás (UFG), Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e FUNDEPEC/GOIÁS. Entre as mídias parceiras de divulgação do evento, estão o jornal O Presente Rural, a revista Suinocultura Industrial, a Editora 3Tres3, o Portal Suino.com, a Revista Pork e o APP Pig1000.

Quarta-Feira, 4 de Outubro de 2017, Newsletter Abraves

Comentários ao artigo

Este espaço não é uma zona de consultas aos autores dos artigos mas sim um local de discussão aberto a todos os utilizadores de 3tres3

Para fazeres comentários tens que ser utilizador registado da 3tres3 e fazer login

Ainda não és utilizador registado de 333?regista-tee acede a preços dos porcos, pesquisador, ...
É gratuito e rápido
Já estás registado na 333?LOGINSe esqueceste a tua password nós enviamos novamente aqui

tags