Leia este artigo em:

Sémen Cardona e PIC colaborarão no novo CIA Tarazona com capacidade para 300 varrascos

Início das obras do novo CIA Tarazona
Início das obras do novo CIA Tarazona

No passado dia 15 de Setembro de 2017, as empresas Pig Improvement Company España, S.A. e Semen Cardona, S.L. assinaram um contrato de colaboração que dá início ao projecto de criação de um novo Centro de Transferência Genética (CTG) em Tarazona.

4ª feira 27 Setembro 2017 (há 2 meses 19 dias)
PIC PortugalEmpresaPIC PortugalPortugal

PICPig Improvement Company España, S.A. (PIC), empresa pertecente ao Grupo Genus Plc., é uma empresa líder a nível mundial na aplicação de avanços tanto científicos como biotecnológicos na produção animal, bem como na venda de valor agregado. O grupo opera em mais de 75 países.

Semen Cardona

Semen Cardona S.L., é uma empresa líder na produção e comercialização de doses seminais de suíno na Catalunha e Aragão, com forte implantação nas comunidades vizinhas e no resto de Espanha. Dispõe de uma rede de distribuição de doses seminais especializada em dar a máxima garantia bio-sanitária ao consumidor.

Este novo centro de transferência genética, com capacidade para 300 sementais de elevado valor genético, foi desenhado minuciosamente com a finalidade de obter uma maior produtividade e de facilitar o maneio dos reprodutores. O centro encontra-se localizado estrategicamente em Tarazona - área de baixa densidade suína - e dispõe das máximas medidas de biossegurança, incluindo, no seu desenho, a divisão do centro em 4 secções independentes quanto ao fluxo de pessoal e ar, bem como um sistema individual de filtragem de ar para cada secção. O Centro de Tarazona terá o seu próprio laboratório equipado com a última tecnologia para satisfazer os restritos protocolos de produção de doses de Sémen Cardona e os standarts da PIC. Considerando o tamanho do centro - o maior construído até ao momento pelo grupo Semen Cardona - o trabalho de análise, embalagem e controlo das doses será realizado no seu próprio laboratório.

É de destacar que, procurando a auto-suficiência, a redução de custos e o respeito pelo ambiente, o novo centro funciona apenas a energia solar.

O projecto também inclui as suas próprias quarentenas, desenhadas para um fluxo constante de renovação de sementais, permitindo o fornecimento contínuo de doses de genética avançada.

Este importante projecto fundamenta-se nos princípios de sanidade, eficiência e óptima disseminação genética, respondendo ao foco da PIC de que a rentabilidade das explorações pode aumentar na justa medida em que os genes melhorados fluam rapidamente nas explorações. Desta forma as decisões de renovação de reprodutores serão tomadas com base em ferramentas genéticas que permitem determinar o momento economicamente mais oportuno para o produtor realizar as mudanças de machos.

Para ambas as companhias, este acordo representa uma grande satisfação e, sem dúvida, trará importantes benefícios para o sector em virtude do elevado nível de tecnologia e nível genético implicados.

Assinatura do acordo entre Sémen Cardona e a PIC
Assinatura do acordo entre Sémen Cardona e a PIC

Durante a assinatura do acordo, estiveram presentes o Sr. Wilson Pineda, Director Comercial da PIC para o Sul da Europa e a Sra. M. Àngels Rial, Gerente de Sémen Cardona bem como o Sr. Jürgen Kramer, Director da PIC Europa e Jordi Coletas, Gerente de logística e mercados externos de Sémen Cardona, ambos participantes na redacção do acordo.

Ambas as companhias prevêem que o centro iniciará o sua entrada de reprodutores no próximo mês de Abril de 2018.

20 de Setembro de 2017 - Sémen Cardona e PIC.

Comentários ao artigo

Este espaço não é uma zona de consultas aos autores dos artigos mas sim um local de discussão aberto a todos os utilizadores de 3tres3

Para fazeres comentários tens que ser utilizador registado da 3tres3 e fazer login

Ainda não és utilizador registado de 333?regista-tee acede a preços dos porcos, pesquisador, ...
É gratuito e rápido
Já estás registado na 333?LOGINSe esqueceste a tua password nós enviamos novamente aqui

tags