Semana de 29-Mar-2018

Este porco apresentava uma boa condição corporal, estava anémico e morreu de repente. O conteúdo intestinal é de cor escura. Qual é a causa mais provável desta lesão?

Validar

Resultados

Resposta certa

As fezes de cor negro escuro estão associadas a hemorragia gastrointestinal superior. A cor negra e o forte odor característico são causados pela alteração da hemoglobina no sangue devido à acção das enzimas digestivas e das bactérias intestinais.

A causa mais comum é a úlcera gástrica, como neste caso. Contudo, qualquer hemorragia dentro do tracto gastrointestinal superior ou no cólon ascendente pode levar à presença de "borras de café". As "borras de café" também podem ser causadas pelo consumo de anti-coagulantes utilizados para o controlo das pragas, como é o caso da warfarina. Os suplementos de ferro podem causar uma deposição cinzenta enegrecida que se deve distinguir das "borras de café", tal como a cor negra causada por alimentos como a beterraba, a alcaçuz negra ou os mirtilos.

Semana de 20-Set-2018

O que terá causado esta lesão?

Semana de 13-Set-2018

Detectou-se um aumento de porcos marrecos entre as 6 e as 8 semanas de vida, que afectava mais de 5% dos porcos da exploração, independentemente do sexo. Qual pode ser a causa?

Semana de 06-Set-2018

Há um caso de mortes súbitas em porcos de engorda. Não há outras descobertas pós-mortem à parte de endocardite valvular. Qual é a causa desta lesão?

Semana de 29-Ago-2018

Muitos leitões de diferentes ninhadas apresentam um eritema cutâneo. Qual é a causa deste problema?

Semana de 23-Ago-2018

Há uma mancha de sangue na área costocondral que afecta a pleura. Qual é a causa desta lesão?

Semana de 16-Ago-2018

Na inspecção no matadouro foi detectada uma compressão da espinal medula nesta carcaça. Que poderá ter causado esta lesão?

Semana de 09-Ago-2018

Pulmão com petéquias e congestão generalizadas. Qual é a causa mais provável?

Semana de 02-Ago-2018

Aumentaram as tosses e os porcos atrasados na exploração. Qual é a causa mais provável desta lesão?

Semana de 27-Jul-2018

Esta porca tem uma massa protuberante atrás. Qual é a causa mais provável?