Semana de 28-Set-2017

Qual é a causa desta lesão hepática num porca em fase de gestação avançada encontrada morta?

Validar

Resultados

Resposta errada

Nesta necropsia, que se realizou quando a carcaça ainda estava quente, detectou-se um fluido abdominal tingido de sangue e o fígado apresentava um avançado estado de decomposição com borbulhas de gás e uma cor achocolatada. O abdómen emanava um odor pungente a descomposição.

A causa deste odor são as toxinas produzidas por Cl novyi, que se encontra no intestino delgado e ascende pelo ducto biliar. Este animal tinha uma inflamação intestinal leve.

Esta patologia causa mortes esporádicas em porcas adultas com boa condição corporal, especialmente no final da gestação e tende a apresentar-se com mais frequência em épocas cálidas. Também se pode ver em porcos no final da engorda, especialmente os que consumem alimentação líquida à base de sub-produtos.

Pode confirmar-se com análise ao fígado mediante FAT ou PCR.

Em necrópsias de animais mortos há mais de 12-18 horas podem ver-se alterações hepáticas similares como fazendo parte do processo normal de decomposição, pelo que só se pode diagnosticar em cadáveres frescos.

Se fôr necessário, pode-se utilizar uma vacina multivalente contra clostridios, mas há que ter uma atenção especial à higiene da ração, evitando uma condição corporal excessiva e tendo um bom controlo da temperatura ambiental para reduzir os riscos.

Semana de 12-Jul-2018

Algumas porcas e marrãs morreram repentinamente nos últimos meses sem terem quaisquer sinais clínicos aparentes. Há hemoperitoneu e esplenomegália na necrópsia. Qual é a causa?

Semana de 05-Jul-2018

Porca com lesões cutâneas rejeitada no matadouro por bem-estar. O que terá causado estas lesões?

Semana de 28-Jun-2018

É encontrada, num parque, uma porca gestante com sangue na vulva. O que o poderá ter causado?

Semana de 21-Jun-2018

Leitão desmamado deitado incapaz de andar, com movimentos de remo, olhos a girar e opistótono. Qual é a causa do problema neste caso?

Semana de 14-Jun-2018

O leitão desmamado que está à esquerda está pálido em comparação com o da direita (normal). Estes leitões pálidos crescem mais devagar. Qual é a causa deste problema?

Semana de 07-Jun-2018

Uma porca de primeiro parto apresenta uma coxeira no terço posterior quando é desmamada. Pouca resposta a antibióticos e a AINE. Na necrópsia vê-se separação da cabeça do fémur na zona da placa de crescimento. Qual a causa?

Semana de 30-Mai-2018

Porcos com 15 semanas desenvolvem manchas púrpura nas extremidades posteriores que se estendem por todo o corpo. A mortalidade é elevada. Qual é a causa desta lesão?

Semana de 24-Mai-2018

Estes leitões foram injectados na perna com ferro dextrano quando tinham 2 dias de vida e morreram nas primeiras 24 horas após serem injectados. O que terá causado este problema?

Semana de 17-Mai-2018

Leitões atrasados, com abdómens inchados. A área perineal é anormal quando inspeccionada. O que provoca esta condição?