Semana de 28-Dez-2017

Esta porca foi desmamada há duas semanas e tem esta lesão. Qual é a causa mais provável?

Validar

Resultados

Resposta errada

As úlceras da espádua em porcas não são frequentes, mas podem aparecer de vez em quando. A fase mais provável na qual se desenvolvem são as duas primeiras semanas na maternidade. As úlceras podem oscilar entre pequenas zonas encarnadas na pele até feridas de mais de 10 cm de diâmetro. Há diversos factores implicados, mas os principais são a má condição corporal da porca e passar longos períodos deitada num solo duro durante a lactação.

As úlceras são provocadas pela pressão que comprime os vasos sanguíneos que irrigam a pele e os tecidos que cobrem a escápula, esta interrupção do fluxo sanguíneo provoca uma lesão tissular e o aparecimento de lesões. São distintas de outras feridas cutâneas que têm uma origem violenta, pelo que necessitam de um tratamento diferente.

O melhor método de prevenção é um bom tratamento, contudo, se as porcas desenvolvem estas úlceras, as intervenções devem ser imediatas; incluem colocar uma almofada na jaula ou transferir a porca para um parque mais espaçoso e com cama mole.

Semana de 08-Nov-2018

Alguns leitões morreram de repente nas 4 primeiras semanas após o desmame. Na necrópsia todos tinham um edema do mesocólon. Qual é a causa mais provável?

Semana de 02-Nov-2018

Há uma porca lactante com lesões rombóides elevadas generalizadas na pele. Qual é a causa mais provável deste problema?

Semana de 25-Out-2018

Nasceu um leitão com 6 patas. Qual é a causa deste problema?

Semana de 18-Out-2018

Num pavilhão são encontrados porcos mortos que apresentam cianose nas orelhas e nas zonas baixas e distais. Alguns porcos ainda estão vivos, mas atordoados, que se poderá ter passado?

Semana de 11-Out-2018

Alguns porcos de engorda aparecem com as caudas em sangue. Qual é a causa?

Semana de 04-Out-2018

Há mortes súbitas nas porcas e em porcos de acabamento. A única lesão detectada encontra-se no fígado que está descorado, entumescido e cheio de gases. Qual é o agente causador desta lesão?

Semana de 27-Set-2018

Uma porca não quer caminhar. O casco está quente, dorido e gretado. De que lesão se trata?

Semana de 20-Set-2018

O que terá causado esta lesão?

Semana de 13-Set-2018

Detectou-se um aumento de porcos marrecos entre as 6 e as 8 semanas de vida, que afectava mais de 5% dos porcos da exploração, independentemente do sexo. Qual pode ser a causa?