Semana de 27-Jul-2017

Esta lesão é provocada por:

Validar

Resultados

Resposta certa

Estas lesões multifocais, ligeiramente elevadas e hiperémicas de diâmetro de 0,5 a 2 cm e disseminadas por toda a carcaça, são provocadas por picadas de mosquitos (Culicoides obsoletus). Detectou-se mau estar por picada nos animais vivos e afectou tanto as porcas como os porcos de engorda.

Na literatura há poucos casos descritos de picadas de dípteros. A importância dos artrópodes parasitários na produção suína depende da localização geográfica e do sistema produtivo utilizado. O impacto económico directo das picadas de insectos não foi estudado. No matadouro, as manchas na pele provocadas pelas picadas podem levar à eliminação parcial ou inclusive à rejeição total, como neste caso.

Semana de 14-Dez-2017

Leitão recém-nascido que não se consegue manter em pé para caminhar. Qual é a causa mais provável desta lesão?

Semana de 07-Dez-2017

Aumento de desmamados atrasados com dificuldades na respiração e má resposta a antimicrobianos. A mortalidade ascende de 4 a 30%. Qual é a causa mais provável desta lesão?

Semana de 30-Nov-2017

Houve um aumento de desmamados em mau estado, com respiração abdominal difícil e má resposta ao tratamento antimicrobiano. A mortalidade oscilou entre 6 e 15%. Qual é a causa mais provável desta lesão?

Semana de 24-Nov-2017

Nas primeiras 8 semanas após o desmame observou-se diarreia, mau estado e mortalidade elevada. Todos os porcos necropsiados tinham as mesmas lesões macroscópicas que o da foto. Qual é a causa mais provável desta lesão?

Semana de 16-Nov-2017

A exploração tem um aumento de tosse e uma taxa de crescimento baixa. Qual é a causa mais provável desta lesão?

Semana de 09-Nov-2017

Que doenças poderá causar este tipo de lesão?

Semana de 02-Nov-2017

Úlcera no divertículo prepucial de um varrasco adulto abatido devido a uma hemorragia persistente no ejaculado. Qual é a causa mais provável?

Semana de 26-Out-2017

Qual é a causa mais provável desta lesão que se detectou em >10% dos pulmões no matadouro provenientes de uma exploração de ciclo fechado?

Semana de 19-Out-2017

Que doença infecciosa é a causa mais provável das hemorragias nas superficies serosas deste porco de engorda que foi encontrado morto?