Semana de 24-Mai-2018

Estes leitões foram injectados na perna com ferro dextrano quando tinham 2 dias de vida e morreram nas primeiras 24 horas após serem injectados. O que terá causado este problema?

Validar

Resultados

Resposta certa

A maior parte da ninhada apresentou uma coxeira aguda (entre 2-4 horas após a injecção) na perna onde tinham levado o ferro. Os músculos estavam inchados e os leitões apresentavam respiração pesada e estavam pálidos. Morreram nas primeiras 24 horas. Na necrópsia, os músculos estavam coagulados e tinham uma textura parecida à do peixe devido à necrose das fibras musculares.

A toxicidade por ferro produz-se quando a porca tem una deficiência em vitamina E e os leitões nascem, em consequência disso, com níveis baixos. As injecções rotineiras de ferro dextrano tornam-se tóxicas e provocam graves reacções musculares nos locais da injecção.

Neste caso, a dieta das porcas era muito baixa em vitamina E (25 mg/kg).

Semana de 15-Nov-2018

Ao cortar a carcaça a meio é encontrado um abcesso na coluna vertebral, que rebenta. Qual poderá ser a origem?

Semana de 08-Nov-2018

Alguns leitões morreram de repente nas 4 primeiras semanas após o desmame. Na necrópsia todos tinham um edema do mesocólon. Qual é a causa mais provável?

Semana de 02-Nov-2018

Há uma porca lactante com lesões rombóides elevadas generalizadas na pele. Qual é a causa mais provável deste problema?

Semana de 25-Out-2018

Nasceu um leitão com 6 patas. Qual é a causa deste problema?

Semana de 18-Out-2018

Num pavilhão são encontrados porcos mortos que apresentam cianose nas orelhas e nas zonas baixas e distais. Alguns porcos ainda estão vivos, mas atordoados, que se poderá ter passado?

Semana de 11-Out-2018

Alguns porcos de engorda aparecem com as caudas em sangue. Qual é a causa?

Semana de 04-Out-2018

Há mortes súbitas nas porcas e em porcos de acabamento. A única lesão detectada encontra-se no fígado que está descorado, entumescido e cheio de gases. Qual é o agente causador desta lesão?

Semana de 27-Set-2018

Uma porca não quer caminhar. O casco está quente, dorido e gretado. De que lesão se trata?

Semana de 20-Set-2018

O que terá causado esta lesão?