Semana de 21-Mar-2018
Porco com boa condição corporal, mas estava anémico e morreu de repente. O conteúdo do estômago era muito escuro.
Resultados
Resposta errada
A ulceração gástrica da pars esofágica é notória no porco. A causa não é clara: o helicobacter suíno, Helicobacter suis, está presente no estômago e é capaz de provocar gastrites e úlceras. Outras bactérias fermentam hidratos de carbono, produzem ácidos orgânicos e predispõem a pars esofágica à ulceração. A pneumonia e a infecção pelo nemátodo Hyostrongylus rubidis podem predispor às úlceras gástricas. A nutrição pode ter um papel importante nesta condição (moenda excessivamente fina). Factores stressantes como o transporte, inanição, mistura de animais e sobredensidades, também aumentam a incidência das úlceras gástricas em porcos. As úlceras podem permanecer abertas e a ruptura de vasos sanguíneos pode causar a morte por hemorragia. A cura pode acontecer em qualquer etapa, mas ficam sempre cicatrizes.
Semana de 26-Abr-2018
Esta porca gestante está constantemente a morder a barra que está por cima do comedouro. O mais provável é que se deva a quê?
Semana de 19-Abr-2018
São detectados abcessos múltiplos (piémia) ao realizar uma necrópsia num porco de engorda. Qual é a causa desta lesão?
Semana de 12-Abr-2018
Morte súbita em porcos de 6 a 8 semanas de idade. Cadáveres pálidos, com um fluido abdominal hemorrágico com filamento de sangue coagulado e ruptura hepática. Excesso de líquido no tórax. Coração e músculos pálidos. Qual é a causa mais provável?
Semana de 05-Abr-2018
Há um aumento das repetições cíclicas e acíclicas e de abortos, nascidos mortos e mumificados. As porcas estão afectadas independentemente do seu número de parto. Qual é a causa deste aborto?
Semana de 29-Mar-2018
Este porco apresentava uma boa condição corporal, estava anémico e morreu de repente. O conteúdo intestinal é de cor escura. Qual é a causa mais provável desta lesão?