Semana de 21-Jun-2019

Na necrópsia de um animal com quadro febril encontramos os gânglios linfáticos hemorrágicos e entumescidos. Quais são as causas possíveis?

Validar

Resultados

Resposta certa

Quadro clínico sub-agudo de Peste Suína Africana, 22 dias após uma infecção experimental. O animal apresentou febre durante 3 dias (> 40,5 ºC) anorexia e prostração. Na necrópsia, observou-se que o gânglio linfático esplénico estava entumescido, edematoso e completamente hemorrágico, parecido a um coágulo de sangue.

O diagnóstico diferencial deve incluir outras septicémias.

Semana de 09-Out-2019

No matadouro, foi detectada a presença exclusiva de zonas de consolidação (hepatização) cranioventral, de cor vermelha, as quais são sugestivas de Pneumonia enzoótica. Qual o principal agente associado a esta patologia?

Semana de 03-Out-2019

Ovários retirados de porcas de engorda em matadouro. O ovário do lado esquerdo da imagem encontra-se normal. O ovário do lado direito, bem como o útero, encontram-se com anomalias. Do que se poderá tratar?

Semana de 25-Set-2019

Numa inspecção no matadouro, verificou-se que na área de inserção dos ovários existiam duas massas globulares (imagem). Ao corte, a estrutura interna era similar à dos testículos normais. Esta alteração do desenvolvimento tem o nome de?

Semana de 12-Set-2019

Este cadáver apresenta lesões de:

Semana de 05-Set-2019

Durante a operação de rachar da carcaça de um suíno no matadouro, constatou-se a existência de um processo supurativo situado na coluna vertebral. De que se trata?

Semana de 29-Ago-2019

Este leitão apresenta uma anomalia na extremidade do membro posterior esquerdo. Qual a designação?

Semana de 22-Ago-2019

Do lado esquerdo da imagem observa-se uma cauda de suíno de engorda sem lesões, e do lado direito uma cauda de suíno que sofreu caudofagia. Qual a causa mais comum para este problema?

Semana de 14-Ago-2019

Num parque de engorda, onde os animais deixam de comer, observamos esta imagem no solo. Que poderá ser?

Semana de 08-Ago-2019

As ninhadas com 3 dias de idade apresentam vómitos e diarreia que dura dois ou três dias. Qual poderá ser a causa?.