Semana de 19-Abr-2018

São detectados abcessos múltiplos (piémia) ao realizar uma necrópsia num porco de engorda. Qual é a causa desta lesão?

Validar

Resultados

Resposta certa

Neste pulmão isolou-se Trueperella pyogenes. Trata-se de um agente patogénico oportunista causador de infecções purulentas (abcessos) em diferentes partes do corpo. Este porco tinha sofrido mordeduras de cauda, mas a lesão já se tinha curado quando o animal morreu.

As mordeduras de cada são um dos comportamentos agressivos do porco, também conhecidos como vícios. As lesões nas caudas dos companheiros de parque representam uma grande perda económica na suinicultura. Nos casos graves chega a ser necessária eutanásia e nos menos graves é necessário tratamento. Contudo, algumas carcaças podem chegar a ser parcial o totalmente rejeitadas no matadouro em consequência dos múltiplos abcessos (piémia) em diferentes zonas da carcaça, como nos pulmões deste animal em concreto.

Semana de 18-Out-2018

Num pavilhão são encontrados porcos mortos que apresentam cianose nas orelhas e nas zonas baixas e distais. Alguns porcos ainda estão vivos, mas atordoados, que se poderá ter passado?

Semana de 11-Out-2018

Alguns porcos de engorda aparecem com as caudas em sangue. Qual é a causa?

Semana de 04-Out-2018

Há mortes súbitas nas porcas e em porcos de acabamento. A única lesão detectada encontra-se no fígado que está descorado, entumescido e cheio de gases. Qual é o agente causador desta lesão?

Semana de 27-Set-2018

Uma porca não quer caminhar. O casco está quente, dorido e gretado. De que lesão se trata?

Semana de 20-Set-2018

O que terá causado esta lesão?

Semana de 13-Set-2018

Detectou-se um aumento de porcos marrecos entre as 6 e as 8 semanas de vida, que afectava mais de 5% dos porcos da exploração, independentemente do sexo. Qual pode ser a causa?

Semana de 06-Set-2018

Há um caso de mortes súbitas em porcos de engorda. Não há outras descobertas pós-mortem à parte de endocardite valvular. Qual é a causa desta lesão?

Semana de 29-Ago-2018

Muitos leitões de diferentes ninhadas apresentam um eritema cutâneo. Qual é a causa deste problema?

Semana de 23-Ago-2018

Há uma mancha de sangue na área costocondral que afecta a pleura. Qual é a causa desta lesão?