Semana de 14-Dez-2017

Leitão recém-nascido que não se consegue manter em pé para caminhar. Qual é a causa mais provável desta lesão?

Validar

Resultados

Resposta certa

O splay leg é uma condição na que o leitão recém-nascido é incapaz de manter juntas as patas traseiras e/ou dianteiras. A mobilidade do leitão vê-se dificultada e isto dificulta o seu acesso ao teto da mãe. É provocado pela falta de maturidade das fibras musculares das extremidades das patas traseiras, pélvis e, ocasionalmente, das patas dianteiras. Esta condição é especialmente visível quando os leitões se põem de pé em solos escorregadios, muito lisos ou húmidos. A taxa de mortalidade é elevada devido a inanição ou esmagamento, porque o leitão não pode afastar-se da porca.

Semana de 18-Out-2018

Num pavilhão são encontrados porcos mortos que apresentam cianose nas orelhas e nas zonas baixas e distais. Alguns porcos ainda estão vivos, mas atordoados, que se poderá ter passado?

Semana de 11-Out-2018

Alguns porcos de engorda aparecem com as caudas em sangue. Qual é a causa?

Semana de 04-Out-2018

Há mortes súbitas nas porcas e em porcos de acabamento. A única lesão detectada encontra-se no fígado que está descorado, entumescido e cheio de gases. Qual é o agente causador desta lesão?

Semana de 27-Set-2018

Uma porca não quer caminhar. O casco está quente, dorido e gretado. De que lesão se trata?

Semana de 20-Set-2018

O que terá causado esta lesão?

Semana de 13-Set-2018

Detectou-se um aumento de porcos marrecos entre as 6 e as 8 semanas de vida, que afectava mais de 5% dos porcos da exploração, independentemente do sexo. Qual pode ser a causa?

Semana de 06-Set-2018

Há um caso de mortes súbitas em porcos de engorda. Não há outras descobertas pós-mortem à parte de endocardite valvular. Qual é a causa desta lesão?

Semana de 29-Ago-2018

Muitos leitões de diferentes ninhadas apresentam um eritema cutâneo. Qual é a causa deste problema?

Semana de 23-Ago-2018

Há uma mancha de sangue na área costocondral que afecta a pleura. Qual é a causa desta lesão?